A atuação dos “pracinhas” amazônidas na II Guerra Mundial

Pouco foi escrito sobre a história dos ex-combatentes brasileiros e menos ainda sobre a atuação dos “pracinhas” amazônidas na II Guerra Mundial. Mas eles são tema de livro e a mais recente produção do Laboratório de Estudos Biantropológicos em Saúde e Meio Ambiente da UFPA.

Hilton P. Silva, Elton V. O. Sousa, Murilo R. Teixeira, Samuel O. Mendonça *

 

a-atuacao-dos-pracinhas-amazonidas-na-ii-guerra-mundialEntre 2010 e 2012 realizou-se um intenso trabalho de busca e entrevistas com os últimos remanescentes dos pracinhas
paraenses – eles somam apenas cerca de duas dezenas atualmente, com média de idade de 90 anos – e outras pessoas que tiveram participação ativa na Guerra, a fim de traçar um perfil da realidade vivida na região entre 1939 e 1945.

O resultado é um rico mosaico de experiências inéditas, que deu origem ao livro Por Terra, Céu e Mar: Histórias e Memórias da Segunda Guerra Mundial na Amazônia, a ser lançado pela Editora Paka-Tatu em novembro deste ano. O volume traz também dezenas de fotografias inéditas cedidas pelos entrevistados, além de imagens históricas de arquivos públicos e privados.

Os autores discorrem sobre o quase esquecido Contingente da Amazônia, que embarcou para a Itália com o 5º Escalão da FEB, e também sobre outros soldados e oficiais da Marinha de Guerra, da Marinha Mercante e da então nascente Aeronáutica, que participaram de diversas frentes e nos escalões anteriores, muitos indo para o combate em Monte Castelo, Montese e outras batalhas.

São retratadas sobretudo as experiências de vida dos amazônidas, muitos dos quais sequer tinham saído do seu município antes e, de repente, se vêm no Velho Continente, no meio de milhares de outros jovens, de todo o Brasil e de dezenas de nacionalidades, e precisam mostrar que um brasileiro não foge a luta.

Pré-venda

O livro já está disponível para venda pré-lançamento no site da Editora Paka-Tatu (Disponível Aqui). Exclusivamente para aquisições através do site até o dia 1 de novembro, os primeiros 200 exemplares serão entregues aos compradores autografados pelos autores e por um ex-combatente.

Vendas concentradas

Instituições, ONGs, escolas, bibliotecas, empresas etc. poderão adquirir acima de 10 exemplares de uma só vez, o que chamamos de vendas concentradas. Solicita-se a todos os leitores do Portal do Envelhecimento a nos ajudar, contatando potenciais parceiros para a venda concentrada. Compras de 100 ou mais exemplares de uma mesma instituição/empresa serão incluídas formalmente como “apoio” na impressão do livro.

* Prof. Dr. Hilton P. Silva. Universidade Federal do Pará – UFPA, Programa de Pós-Graduação em Antropologia – PPGA. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas – IFCH. Laboratório de Antropologia Arthur Napoleão Figueiredo. Cidade Universitária José da Silveira Netto. R. Augusto Corrêa, 01 – Campus Universitário do Guamá. 66075-900, Belém, Pará. E-mail: hdasilva@ufpa.br Fones: (91) 8867-8728, (91) 3201-7406 Fax: (091) 3201-8327

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 2580 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento