8 seminário de capacitação de dirigentes profissionais e voluntários da terceira idade realizado na camara municipal de São Paulo

Sob a organização da Federação Israelita do Estado de São Paulo- FISESP e da Câmara Municipal, por meio da Área de Apoio a Terceira Idade (Atid) foi realizado no último dia 18 de março, na Câmara Municipal de São Paulo, o 8º Seminário de Capacitação de Dirigentes Profissionais e Voluntários da Terceira Idade, com a presença de mais de 200 pessoas.

Alessandra Anselmi / Texto e fotos

 

8-seminario-de- capacitacao-de-dirigentes-profissionais-e-voluntarios-da-terceira-idade-realizado-na-camara-municipal-de-sao-pauloO evento foi resultado de uma parceria entre a Fisesp e a Câmara Municipal de São Paulo, por iniciativa do vereador Gilberto Natalini e teve como foco principal o aperfeiçoamento do profissional que trabalha com a terceira idade. Foi dirigido a profissionais, voluntários, interessados em geral, políticos e autoridades públicas e de ONG´s.

Os organizadores

Durante a abertura do evento, Lucia Gelman, coordenadora da Área de Apoio a Terceira Idade da FISESP afirmou: “nesta edição houve a necessidade de abordar um personagem de fundamental importância: o Cuidador, que precisa de uma formação única e especializada e cuja competência será julgada pela mais exigente demanda: uma pessoa com a bagagem de toda uma vida e que atingiu uma fase onde precisa de ajuda”.

“Este evento representa um marco dos nossos seminários, a oportunidade de abrir para a comunidade em São Paulo como um todo, o conhecimento e as experiências que nós temos na comunidade judaica e poder conhecer os trabalhos que a comunidade maior desenvolve na cidade de São Paulo para a terceira idade, enfim é uma troca muito grande e quanto mais gente pensando numa causa importante como essa, mais rapidamente ela pode ser concretizada. Somos cidadãos paulistanos e estamos batalhando pela questão do envelhecimento saudável, funcional”, afirmou Sueli Schreier, assessora executiva da área da Terceira Idade de Federação Israelita de São Paulo, Assistente Social e Gerontóloga.

8-seminario-de- capacitacao-de-dirigentes-profissionais-e-voluntarios-da-terceira-idade-realizado-na-camara-municipal-de-sao-pauloOs profissionais

Diversos palestrantes, professores e doutores renomados entre eles, Ricardo Berkiensztat , presidente executivo da FISESP, os vereadores Gilberto Natalini e Floriano Pesaro, o Rabino Shabsi Alpern, do Beit Chabad Central, o Dr. Luiz Roberto Ramos, Professor Titular do Setor de Envelhecimento e Saúde da Disciplina de Medicina Preventiva da UNIFESP / EPM, que proferiu a palestra magna sobre a “Capacidade Funcional” – Um novo conceito de saúde, a assistente social, mestre em Gerontologia e doutora em Saúde Pública, Marília Berzins, a Professora da Faculdade de Saúde Pública, Helena Akemi Wada Watanabe, a psicóloga e mestre em Gerontologia, Eliana Novaes estiveram presentes no evento abordando entre outros temas: Quem é o cuidador de idosos e o que podemos esperar deles?; Envelhecimento, cuidado e sobrecarga da família; A convivência em um “LAR” e a humanização do atendimento Na parte da tarde, foram apresentados também os diversos Programas desenvolvidos para a 3ª idade nas Secretarias Municipais e nas Instituições Judaicas.

Para Marília Berzins, a assistente social, mestre em Gerontologia e doutora em Saúde Pública e Coordenadora dos cursos de Cuidador de Idosos do OLHE – Observatório da Longevidade Humana e Envelhecimento: “Quando pensamos, e discutimos sobre Cuidador de idosos é impossível distanciar o tema das políticas públicas de Estado, porque não haverá número de membros suficientes nas famílias cuidar dos seus idosos com dependência. A demanda por cuidado aumenta e a capacidade da família para cuidar, diminui. É um desafio portanto do Brasil do presente e do futuro, sendo assim é de extrema importância a profissionalização desse Cuidador através de uma formação específica. Ainda temos grandes obstáculos a superar como os conflitos com relação a identidade profissional, conflitos com um determinado conselho profissional que tem dificuldade no reconhecimento desta ocupação como uma profissão necessária e um projeto de lei que está parado no Congresso desde 2006. Na medida em que a sociedade reconhece a importância deste profissional faz-se necessário nos unirmos para a aprovação desse projeto e o Brasil reconheça enfim que o Cuidador de Idosos é um personagem que tem uma importância muito grande nesse cenário do envelhecimento”.

Os participantes

8-seminario-de- capacitacao-de-dirigentes-profissionais-e-voluntarios-da-terceira-idade-realizado-na-camara-municipal-de-sao-pauloDina Neumann, voluntária há 15 anos no Hospital Samaritano: “Acho que eventos como esse são muitos importantes, porque os idosos não tem como se mobilizarem e lutarem sozinhos, tem idosos que não podem se locomover, estão acamados ou que não tem condição financeira nem de sair de casa, então é preciso que toda a sociedade busque essa mobilização pelo direitos, pois todos vamos usufruí-los. Hoje em dia, ainda falta muita coisa, falta organização, informação, acho que a mídia tem o dever de informar mais sobre …e, estar presente nessa discussão é um caminho importante para o conhecimento tanto daquilo que a cidade , os políticos e os profissionais estão fazendo quanto conhecer e trocar ideia com pessoas com outras experiências e necessidades”.

8-seminario-de- capacitacao-de-dirigentes-profissionais-e-voluntarios-da-terceira-idade-realizado-na-camara-municipal-de-sao-pauloRose Marie Carvalho, fisioterapeuta: “Tem muitas pessoas que trabalham de forma voluntária com a Terceira Idade, isso é bom, mas vejo que também é uma falha, pois quando consideramos ou priorizamos apenas o trabalho voluntário, deixa-se de dar atenção aos desenvolvimento de projetos que tenham sequência, com psicólogos, fisioterapeuta, pessoas de recreação, parte esportiva, etc., a ajuda fica restrita no campo voluntário que ajuda quando e como pode e isso prejudica os idosos. Eu, por exemplo, gosto muito de trabalhar com idosos, mas hoje ainda eu preciso trabalhar e, como voluntária eu não teria condição de ajudar”.

Contatos:

Federação Israelita de São Paulo: terceiraidade@fisesp.org.br ou Acesse Aqui/ 11-3088- 0111

CIP – Congregação Israelita Paulista: Acesse Aqui/ 11-2808-6299

Programa Cuidar é Viver – Formação de Cuidadores de Idosos: 11-3266-5540 / Acesse Aqui

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 2612 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento