Dez anos de Centro Dia do Idoso Fragilizado!

Com o slogan “Ousar Cuidar”, a AFAI – Associação dos Familiares e Amigos dos Idosos vem há 10 anos modelando um equipamento social urbano em São Paulo, essencial para nosso longeviver. Trata-se de um Centro-Dia, que tem como missão promover a melhoria da qualidade de vida e integração social de idosos semi-dependentes em período diurno, na zona sul do município de São Paulo, através de atividades sócio-recreativas e terapêuticas apropriadas.

Edelmar Ulrich *

 

dez-anos-de-centro-dia-do-idoso-fragilizadoO ser humano deve ser cuidado e se cuidar, por dentro e por fora, corpo e alma. Eu cuido das suas doenças ….. e dos sentimentos? Estudamos; aprendemos nos livros; recebemos ensinamentos desde que nascemos.. Qual o curso que ensina a dar bom dia, abraçar? Dar um beijo? Dançar, cantar, desenhar, sorrir, tomar banho de chuva, namorar, gritar, chorar, comer, conversar, amar? Como ser honesto?

Nos propomos nestes 10 anos a cuidar do idoso (ou eles é quem estão nos dando lições sobre cuidados?) através da: – Sociabilização – Alimentação – Exercícios.

E os resultados? O que podemos comemorar?

Comemoramos sermos referência para um grande número de cidades do Brasil, que nos visitaram para saber o que é, e como implantar um Centro Dia.

Comemoramos sermos base para pesquisas de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), Mestrados, Estágios pelas instituições de Ensino de São Paulo (Mackenzie, PUC, USP, Uninove, Anhanguera, Fapesp, Unip, São Camilo, etc..).

Comemoramos termos sido referência para o surgimento do primeiro Centro Dia do Idoso Público em São Paulo.

Comemoramos a Lei Nº 15.809 em parceria com o Vereador Dalton Silvano, que reconheceu a necessidade de implantação deste serviço, Centro Dia do Idoso Fragilizado. O Projeto foi sancionado em 14/06/2013 pelo Prefeito Fernando Haddad.

Comemoramos o apoio e ajuda de centenas de pessoas da sociedade civil.

Comemoramos poder contar com voluntários dos mais variados setores.

Comemoramos poder participar do cuidado à mais de 140 idosos diretamente; suas famílias e amigos nestes 10 anos.

Comemoramos o Prêmio do Concurso: Talentos da Maturidade do Banco Santander – Programas Exemplares – Centro Dia do Idoso: Mudança de Paradigma na Atenção ao Idoso Fragilizado.

Comemoramos mais de uma dezena de matérias na mídia sobre o Centro Dia do Idoso e sua importância.

Quem comemora é você que faz com que o Centro Dia consiga continuar na sua trajetória. À todos obrigado por nos ajudar a existir. Continuamos recebendo as doações, fazendo Rifas, Bazares. 10 anos de lutas; vocês são os principais responsáveis, continuem ajudando.

dez-anos-de-centro-dia-do-idoso-fragilizadoMesmo fazendo tudo que fazemos, não temos e não somos reconhecidos como uma Instituição de Utilidade Pública Municipal. Assim como também não temos direito ao cadastro no COMAS (Conselho Municipal de Assistência Social).

Nossas prioridades perante o Direito entre tantas outras prioridades:

1) A Implantação de Centros Dia Público de Idosos Fragilizados.

2) Implantação do Fundo Municipal do Idoso da Cidade de São Paulo.

3) Hospital do Idoso.

* Edelmar Ulrich – Presidente da AFAI – Associação dos Familiares e Amigos dos Idosos, em nome dos Familiares e Idosos. Email: afaicdi@hotmail.com. O Centro-Dia está localizado na rua Dr. Samuel Porto, 299 – Bairro: Saúde – São Paulo (SP) – CEP: 04054-010. Fones: (11) 2532-3803 / 5072-0261. Homepage: Acesse Aqui .Facebook: Acesse Aqui 

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 2312 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento