Wang Deshun, aos 80 anos, realizou o sonho de ser modelo

Wang Deshun se preparou a vida inteira para desfilar em uma passarela e alcançou seu sonho aos 80 anos na tradicional Semana Chinesa da Moda que ocorre desde 1997, em Pequim. Desde 2016 suas imagens percorrem o mundo. 

 

Wang é determinado. Aos 24 anos ingressou na vida artística como ator, mas o sonho de desfilar em uma passarela da moda nunca ficou de lado. Amadureceu e abriu os olhos para o mundo. Sentiu que só daria o grande salto se falasse inglês como os chineses de Hong Kong. Era lá que a moda exercia papel de destaque.

Aos 44 anos, Wang se matriculou em um curso de inglês. Dominou a língua e comandava seu próprio grupo de teatro, mas o tempo passava e ouvia que já não tinha idade para desfilar em uma passarela. Estava para completar 50 anos e precisava ir atrás do seu sonho. Mudou-se com a família para Pequim.

Foi na capital que teve contato com a arte de Rodin. Estava afastado dos palcos por ordens médicas depois de desmaiar duas vezes em cena por conta de colapsos nervosos. Diante das esculturas do mestre francês, Wang sentiu que precisava do palco mais do que nunca para representar as esculturas.

Aos 57 anos criou um espetáculo no qual usava seu corpo para representar a obra de Rodin. Para dar conta dessa proposta, intensificou o trabalho de musculação. O espetáculo chamava a atenção e Wang deixou de ser apenas mais um no meio da multidão.

Parou de contar os anos e passou a se preocupar com os cuidados do corpo e da mente. Obstinado com o preparo físico, destacava-se com suas performances no palco. Ninguém acreditava que estava a um passo de se tornar octogenário.

Foi quando chegou o convite ansiosamente esperado por 60 anos. O responsável pelo desfile da Semana de Moda de Pequim, Hu Sheguang, buscava um ator idoso para a abertura do desfile de 2016. Precisava ser forte, pois fingiria lutar contra as forças da natureza.

Wang Deshun, o escolhido, lutou e venceu a batalha imaginária. Sua vitória foi extraordinária. Correu o mundo. Viralizou. Nas suas palavras, nunca é tarde para a realização de um sonho, e nunca é tarde para se deixar de sonhar. Só temos que acreditar e nos preparar para quando chegar o momento.

 

Mário Lucena

Mário Lucena

Psicólogo e jornalista, faz parte da Equipe do Portal do Envelhecimento.

mariolucena escreveu 24 postsVeja todos os posts de mariolucena