Visão especial da odontologia no contexto multidisciplinar

A escassez de programa de promoção de saúde voltado para essa população contribui para elevadas taxas de morbidade e mortalidade, assim como aumenta os custos referentes aos cuidados de saúde nos sistema público.

Alexandre Franco Miranda, Yeda Maria Parro, Sueli Ferri Pontual de Lemos, Liana Rodrigues Taminato de Carvalho, Maria Helena Lucas Fernandes e Érica Negrini Lia *

 

A longevidade é uma das grandes conquistas do século XX que, juntamente com a queda da natalidade, vem ocasionando um drástico envelhecimento da população mundial. Em função desse quadro, a necessidade da adequação da assistência de saúde ao paciente idoso se faz premente, uma vez que a incidência de patologias aumenta consideravelmente na terceira idade.

As patologias próprias da velhice são com maior frequência as cardiopatias, artrites, nefropatias, diabetes, osteoporoses e doenças neurológicas degenerativas. Dentre as doenças neurológicas, a demência apresenta prevalência significativa na população idosa, gerando grande impacto e consequências negativas aos pacientes, familiares, cuidadores e, por extensão à sociedade.

A escassez de programa de promoção de saúde voltado para essa população contribui para elevadas taxas de morbidade e mortalidade, assim como aumenta os custos referentes aos cuidados de saúde nos sistema público.

Leia o artigo na íntegra Aqui

*Alexandre Franco Miranda – Cirurgião-dentista; Mestre em Ciências da Saúde, Universidade de Brasília (UnB) e pesquisador colaborador CMIHUB,UnB; Professor do curso de Odontologia da Universidade Católica de Brasília (UCB). Yeda Maria Parro – Cirurgiã-dentista; Especialista em Odontogeriatria, Endodontia e estagiária de pós-graduação CMI-HUB, UnB. Sueli Ferri Pontual de Lemos – Cirurgiã-dentista; Especialista em Odontogeriatria e estagiária de pós-graduação CMI-HUB, UnB. Liana Rodrigues Taminato de Carvalho – Cirurgiã-dentista; Mestranda em Ciências da Saúde – UnB; Aluna do curso de especialização em Endodontia – UnB; Estagiária de pós-graduação CMI-HUB, UnB Maria Helena Lucas Fernandes – Cirurgiã-dentista; Especialista em Saúde Pública, Administração Hospitalar e estagiária de pós-graduação CMI-HUB, UnB. Érica Negrini Lia – Cirurgiã-dentista; Professora Doutora do Departamento de Odontologia da UnB e Coordenadora do Projeto de Extensão “Atenção Odontológica ao Paciente Geriátrico”, CMI-HUB, UnB.

Contato: Fernando Brunetti. E-mail: fbrunetti@terra.com.br

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 334 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento