Uma análise da Odontologia brasileira atual e o papel dos meios de divulgação

Em entrevista Lilian Castilho, o professor Fernando Luiz Brunetti Montenegro fala sobre a situação para a Odontogeriatria no Brasil, que ela está “engessada” por conta do MEC não a ter inserido até hoje como matéria obrigatória na grade curricular mínima das Faculdades de Odontologia Brasileiras.

Fernando Luiz Brunetti Montenegro é entrevistado por Lilian Castilho *

 

Segundo ele, isto faz com que não se forme um “movimento contínuo de formação profissional” das Universidades para os consultórios dentários.

Para ele, face aos dados demográficos brasileiros e mundiais isto é um enorme contrasenso, pois a área precisa de estímulo oficial para crescer, fazendo com que um dia a especialidade seja exigida em concursos públicos, gerando um mote contínuo que, infelizmente, até hoje não ocorreu. Por ser uma área muito nova (foi definida como especialidade pelo CFO em 2001) ainda não tem a desenvoltura, per si, das cadeiras clínicas clássicas e isto precisa mudar urgentemente, para podermos bem atender o enorme desafio do número de idosos que se vislumbra em nosso país.

Em relação às mudanças necessárias para a evolução da profissão e dos profissionais o professor Fernando Luiz Brunetti Montenegro comenta que nos grandes centros, onde o número de Convênios, Empresas e Dentistas credenciados é muito significativo, buscar conseguir um pagamento mais digno, uniforme entre convênios e tipos de planos, reajustado nos mesmos percentuais dos planos de saúde, reajustados anualmente para os pacientes. Claro que tal beneficio deve ser extendido à todas as cidades brasileiras. Os convênios são necessários para atender parcelas importantes da população trabalhadora, mas a remuneração aos dentistas precisa ser mais digna e calcada em custos reais e atuais dos profissionais, em cada região do país, e não baseada apenas no dia em que o convênio começou a funcionar, o que pode ter sido há muitas décadas.

Leia o artigo na íntegra Aqui

*Fernando Luiz Brunetti Montenegro – Mestre e Doutor pela FOUSP. Responsável pela Saúde Bucal Centro de Saúde Escola Paula Souza e Casa Ondina Lobo. E-mail: fbrunetti@terra.com.br. Lilian Castilho – Jornalista e Editora Responsável pela Revista Dentistry Brasil.

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 326 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento