A Terceira Idade está na mira das construtoras

Rio – Este público, segundo o IBGE, passou de 5,9% em 2000 para 7,4% em 2010. Com isso, há uma atenção maior das empresas em elaborar e lançar projetos que contemplem os idosos do país. Uma das empresas a sair na frente foi a Tecnisa. Como programa “Projetando com Consciência Gerontológica”, fisioterapeutas, arquitetos e geriatras são responsáveis por levantar as necessidades e desejos dos clientes com mais de 60 anos.

Cristiane Campos */O Dia. Fotos: Divulgação

 

a-terceira-idade-esta-na-mira-das-construtorasA partir dos resultados, a empresa elaborou conjunto de práticas para implantar em projetos. Entre as iniciativas apontadas estão piscina com escada de alvenaria e corrimão e pisos antiderrapantes e sem brilho para não ofuscar a visão.

Facilidades

Já nos apartamentos, a preocupação está na instalação de bacia especial nos banheiros, barras de apoio e banco basculante dentro do box. As tomadas ficam em altura maior para que os idosos não precisem se abaixar para ligar ou desligar eletrodomésticos.

“Não fazemos empreendimentos exclusivos para idosos e sim incluindo os idosos. E os benefícios conseguidos atingirão a todos que morarem no condomínio: crianças baterão menos a cabeça em vidros, gestantes acessarão mais facilmente as piscinas, mães com carrinhos de bebês passarão pelas portas, pessoas com lesões temporárias terão rampas nas áreas comuns. Ou seja, focamos na Terceira Idade, mas terminamos com projetos melhores para todos”, explica Patricia Valladares, diretora de Projetos da Tecnisa.

Condomínio com acessibilidade

No edifício Augusto Cesar Cantinho, em Botafogo (RJ), foram adotadas várias iniciativas para garantir a qualidade de vida dos idosos e das pessoas com necessidades especiais, que representam 18% dos moradores. Síndica desde 2005, Henriette Krutman afirma que, entre as medidas, estão instalação de corrimões e de rampas, colocação de fitas antiderrapantes, sinalização em Braille nos elevadores, além de compra de cadeira de rodas.

“O desafio de enfrentar o envelhecimento com saúde, conforto e dignidade deve ter foco privilegiado e merece a atenção dos gestores de condomínios”, esclarece Henriette.

Fonte: Acesse Aqui 

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 2388 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento