‘Supercentenário’ Brasileiro nos EUA dá Dicas de Vida Saudável

Agora está na moda falar dos ‘Supercentenários’, homens e mulheres que desafiam a régua do tempo. Até quando? Não sabemos, mas os estudos sobre uma provável “imortalidade” estão aí para conferirmos. Que desejo é esse que move o ser humano a fazê-lo querer sempre mais, um aninho aqui outro ali e, chegamos aos 100 anos. Vitória, quem poderá dizer…

 

E viajando pela longevidade chegamos em Bernando LaPallo Júnior com seus confessos 110 anos e uma aparência de bem menos. Pela descrição da reportagem e pelas fotos vemos um homem de cabelos pretos, com uma lucidez e uma disposição de fazer inveja a qualquer um. Isso sem falar da pele perfeita, viçosa e sem rugas e livre dos cremes e tratamentos estéticos.

La Pallo não tem mais sua certidão de nascimento, mas diz que nasceu em 1901 em Vitória, no Espírito Santo. Ele decidiu revelar ao público sua receita de jovialidade com a publicação do livro: Age Less, Live More – ainda sem data de publicação no Brasil – em que atribui sua saúde e longevidade a uma dieta alimentar restrita e a outros hábitos de saúde naturais e alternativos.

É, até com a longevidade se lucra.Com o livro publicado há pouco mais de três anos, ele também tem feito vídeos com suas receitas culinárias favoritas, ministrado palestras em universidades americanas sobre os segredos de sua vitalidade e dado consultoria sobre alimentação.

LaPallo diz que a receita é simples. “Sigo uma rotina diária: faço uma caminhada logo depois de acordar, tomo café da manhã com uma xícara de chá verde, duas fatias de pão integral com manteiga de amendoim e mel. Depois, tomo banho e passo azeite de oliva no rosto e no corpo”, revelou à BBC Brasil. Ele continua: “No almoço, como uma sopa de cevada com cereais, pão integral e dois copos de água. Às 16 horas, preparo o meu jantar: uma salada, chá e alguns vegetais”.

Qualquer um pode perguntar: com a vida corrida que levamos, como ter uma rotina assim tão rígida e cheia de regras? Por que não podemos nos permitir algumas compensações alimentares prazerosas ou até mesmo alguns desvios?

Com certeza Lapallo não concordaria com estas questões, já que ele não consome carne de vaca, frango, porco, leite ou derivados. Come peixe três vezes por semana, em pequena quantidade, cerca de 120 gramas cada vez. De acordo com ele, “é muito importante não comer demais, porque a digestão de grandes quantidades representa um consumo de energia muito grande pelo organismo”.

A reportagem ainda conta que legumes, frutas, sopas, sucos, peixe e uma dieta orgânica geral compõem a base de sua alimentação. De acordo com ele, alho, azeite de oliva, canela, chocolate e mel são os cinco alimentos-chave que o mantém saudável. Ele também bebe muita água durante o dia e gosta de um suco feito com maçã, couve e ervas. Não come fast food, não bebe álcool ou fuma.

O que não se faz para ganhar mais e mais anos de vida! Na verdade, Lapallo está muito bem intergrado a seu estilo de vida. Talvez seja isso, a coerência, que o torne tão bem, resolvido e saudável.

Ele afirma que outro ponto importante é se alimentar em horários regulares. “Assim, todo o corpo pode funcionar melhor. Se você cuidar bem do seu corpo, ele cuidará de você”.

A Origem

LaPallo é filho de pai brasileiro e mãe americana tendo mudado para os Estados Unidos aos cinco anos de idade. “Meu pai veio estudar medicina e sempre foi muito rígido com o aprendizado do inglês. Nunca tive a oportunidade de aprender realmente o português e, aos poucos, fui esquecendo o idioma”, afirma o brasileiro ao lembrar que ainda guarda muitas recordações do Brasil e considera a praia de Copacabana a mais linda do mundo.

Contrário aos médicos e seus remédios, LaPallo diz: “Há cerca de dois meses fui fazer alguns exames de rotina. Mas não costumo consultar médicos. Eles não são bons para mim. Eles sempre receitam um monte de pílulas e isto não é bom. Eu não tomo o remédio deles. Nunca fiquei doente. Nunca tive um resfriado. Eu me sinto ótimo e espero viver até pelo menos os 125 anos”.

A reportagem conta que LaPallo foi educado em uma prestigiosa escola de artes culinárias francesa e até a aposentadoria trabalhou como chef em navios e balneários. Depois disto, estudou massagem, reflexologia e podologia em Nova York e passou a atuar nestas áreas.

Para manter o cérebro em funcionamento ele faz palavras cruzadas e joga damas e recorda as palavras do pai, médico fitoterapeuta: uma nutrição adequada e exercícios regulares significam boa saúde.

LaPallo, não para, tem projetos, faz planos de abrir seu próprio restaurante, está no Facebook, conta com um blog em que escreve sobre seu livro, sua história e muitas dicas saudáveis. Quem sabe esse não será o segredo para se viver mais e bem: ter metas, desejos e, principalmente, gana pela vida.

Referências

REY, V. (2012). ‘Supercentenário’ brasileiro faz sucesso nos EUA com seu estilo de vida saudável. Disponível Aqui. Acesso em 16/03/2012.

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 363 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento