São Paulo: Zona Norte ganha Instituição de Longa Permanência para Idosos

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMADS), inaugurou no dia 19 de outubro a Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), no bairro do Jaçanã, zona norte. Com a nova unidade, a rede socioassistencial passa a ter seis Instituições de Longa Permanência para Idosos, além de seis abrigos destinados ao cuidado de idosos.

 

A Instituição está em funcionamento desde abril na Rua Romão Freire, 176, em imóvel com características residenciais e estrutura física adequada, visando o desenvolvimento de relações mais próximas ao ambiente familiar e a interação social com outros moradores do bairro. Além disso, o prédio possui, em seus 440m², total acessibilidade para idosos com mobilidade reduzida. Nos banheiros há barras de proteção e também um elevador.

Com capacidade para acolher até 30 pessoas, a ILPI abriga atualmente 21 idosos, sendo 14 homens e sete mulheres, que recebem cuidados em período integral por uma equipe composta por 25 funcionários, entre assistentes sociais, orientadores socioeducativos, agentes operacionais, cozinheiras, psicólogo e enfermeira. A Instituição também realiza mensalmente atividades para promover a qualidade de vida dos idosos, com visitas agendadas aos pontos turísticos da cidade, apresentações culturais oficinas semanais de artesanato, além de recreação intelectual e esportiva que incluem jogos de dama, xadrez e dominó.

As unidades da rede socioassistencial garantem aos idosos atendidos a possibilidade de viver com total conforto, recebendo toda a atenção e os cuidados necessários, uma vez que os acolhidos não dispõem de condições para permanecer na família, estão com os vínculos fragilizados ou rompidos, ou até mesmo sofreram maus tratos e perderam o cuidado.

Fonte: Acesse Aqui

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 2118 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento