Representações da velhice no cinema americano

No cinema e na televisão os valores morais são veiculados por personagens. O cinema e a televisão influenciam as convicções e as condutas dos telespectadores. A educação, o ambiente social de pertença, o contexto familiar são fatores que determinam profundamente a influência exercida pela mídia.

 

“O poder do cinema, como instrumento de crítica social, como ferramenta de autoconhecimento, como estímulo para a reflexão, como modo de espelhar os preconceitos e como estratégia para mexer em assuntos sensíveis, é conhecido.

Grandes obras passaram na grande tela e mostraram as fragilidades de grandes heróis, exibiram os temas e conflitos da intimidade, contaram a estória de diferentes maneiras e em alguns momentos apontaram a outra parte da história.

Tornaram óbvio o que parecia oculto e alertaram-nos para os abusos de certas sociedades e de diferentes culturas.

Como meio audiovisual de massas o cinema com frequência expõe as problemáticas da submissão e da dominação, aborda as questões de gênero, as questões raciais, utiliza a narrativa verbal e visual para nos questionar e inquietar ética e moralmente. O cinema muitas vezes apresenta-se como a voz da consciência que estava calada, mas que através dele passa a escuta ativa.

No cinema e na televisão os valores morais são veiculados por personagens. O cinema e a televisão influenciam as convicções e as condutas dos telespectadores. A educação, o ambiente social de pertença, o contexto familiar são fatores que determinam profundamente a influência exercida pela mídia.”

Este texto faz parte do livro Gerontologia e Transdisciplinaridade I, Capítulo 3 – A Intergeracionalidade no Cinema Norte-americano –, de Beltrina Côrte, Fiama Zanini e Luciana Mussi, (São Paulo/Brasil). As autoras nos conduzem a uma viagem de sonhos por meio do cinema americano:

“A concepção de que filmes constituem-se recursos audiovisuais que viabilizam a percepção crítica sobre a realidade do envelhecimento, possibilitando a contraposição a ideias preconceituosas e vigência de estigmas sobre a velhice, levou-nos a fazer um levantamento de filmes de longa-metragem do cinema americano cujos enredos versam sobre questões ligadas ao longeviver…”

O livro é uma produção internacional (Brasil/Portugal/Espanha) e já se encontra à venda na Loja do Portal.

 

GERONTOLOGIA E TRANSDISCIPLINARIDADE – LIVRO I
Formato: 14 x 21
Tamanho: 244 páginas
Papel: pólen 80g
Preço: R$ 39,90

Grátis e-book e cartão postal para os 100 primeiros pedidos.

ADQUIRA JÁ O SEU:
Loja do Portal Edições

Esta é a melhor forma de adquirir conhecimento e contribuir com os esforços do Portal do Envelhecimento para levar até você as pesquisas mais recentes e significativas na área do envelhecimento.

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 351 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento