PUC-SP e Itaú Viver Mais em Tecnologias para se Longeviver

Tecnologias para se Longeviver é o título do evento promovido pelo Núcleo de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento (Nepe), do mestrado em Gerontologia da PUC-SP em conjunto com o Itaú Viver Mais, a ser realizado no próximo dia 27 de setembro, das 9 às 12 horas, no Espaço Itaú de Cinema Augusta, Sala 3, localizado na Rua Augusta, N. 1475, próximo ao metrô Consolação (São Paulo).

 

Os idosos estão cada vez mais tendo acesso à internet, aliás, é o grupo que mais cresce em acesso à web e às redes sociais. Mais ainda, esta era de informação rápida e intensa se mostra mesmo para quem não possui computador pessoal. Como os idosos estão lidando com isso, e quais pesquisas estão sendo desenvolvidas tendo eles como protagonistas?

O evento, sob a coordenação da professora Flamínia Lodovici e participação de diversos pesquisadores da PUC-SP, contará com a Dra. Lucia Santaella, professora titular no programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUCSP, com Livre-Docência em Ciências da Comunicação na ECA/USP.

“Interfaces e simbioses do ser humano com as tecnologias” será a fala inicial de Santaella, seguida pela palestra “Protótipo Facilita: pesquisando e desenvolvendo design com foco em pessoas idosas”, de Eric Marcel Viana. Depois será a vez da pesquisa “Exergames: Jogos digitais para um melhor longeviver”, de Ana Nakamura, que falará sobre o entendimento dos benefícios dos games aos idosos (pelos gestores dos Centros-Dia, onde realiza diversas atividades) e apresentará as contribuições dos games aos idosos.

“Por um manuseio mais amigável de idosos a aplicativos no smartphone/tablet”, será o tema de Gastão De Freitas Neto, resultado de seu mestrado em Gerontologia, a partir de pesquisa que teve como objetivo inserir pessoas idosas, no manuseio do celular/tablet, de forma facilitada, bem-compreensível, valendo-se das vantagens de certos aplicativos, de acordo com seus interesses, e necessidades imediatas da comunicação mediada pela tecnologia.

Outras pesquisas, resultados de tecnologias para envelhecer melhor, serão também apresentadas, como “Games e terceira idade: um estudo de caso com Wii Sports”, “Uma nova interface para a inclusão digital na terceira idade”, “O impacto do computador na vida dos universitários da terceira idade”.

Por último, haverá apresentação de vídeos com depoimentos de idosos sobre suas experiências com tecnologias.

Quem é Lucia Santaella

A professora Lucia Santaella é coordenadora da Pós-graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Diretora do CIMID, Centro de Investigação em Mídias Digitais e Coordenadora do Centro de Estudos Peirceanos, na PUCSP. Recebeu o prêmio Jabuti em 2002, 2009, 2011 e 2014, o Prêmio Sergio Motta, Liber, em Arte e Tecnologia, em 2005 e o prêmio Luiz Beltrão-maturidde acadêmica, em 2010. Desde 1996, tem feito estágios de pós-doutorado em Kassel, Berlin e Dagstuhl, Alemanha, sob os auspícios do DAAD/Fapesp.

Parceria Itaú Viver Mais e Nepe/PUC-SP

O Nepe, criado na década de 90, foi quem deu origem ao Mestrado em Gerontologia da PUC, e desde sua criação ele atua na pesquisa, extensão e formação. Já o Itaú Viver Mais é uma iniciativa que desde 2004 oferece diversas atividades físicas, socioculturais e educativas gratuitas para o público acima de 55 anos de idade.

Serviço

Evento: Tecnologias para se Longeviver

Dia: 27 de setembro

Horário: das 9 às 12 horas

Local: Espaço Itaú de Cinema Augusta, Sala 3, localizado na Rua Augusta, N. 1475, próximo ao metrô Consolação (São Paulo).

Inscrição: enviar e-mail para dialogosivmpuc@promoeventos.com.br, informando dados sobre profissão e empresa onde atua, nome completo, fone e e-mail de contato, até dia 25.

 

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 351 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento