Prevalência de indivíduos portadores de doenças crônicas como doença periodontal

Com o envelhecimento, os indivíduos ficam por mais tempo expostos aos fatores etiológicos de doenças da cavidade bucal (cárie, perda óssea alveolar e doenças periodontais) e devem buscar o tratamento odontológico especializado. No entanto, além do conhecimento odontológico o cirurgião- dentista deve conhecer adequadamente a saúde geral dos idosos, que, normalmente, apresentam um quadro de saúde complexo por serem portadores de diversas doenças crônicas e ingerirem muitos medicamentos necessitando assim de cuidados especiais.

Claudia M. C. Vasconcelos, Lílian F. L. Soares, Fernando Luiz Brunetti Montenegro, Leonardo Marchini *

Para tanto, é necessário que o profissional busque informações sobre esta população para estar preparado para atender pacientes com este perfil. O cirurgião-dentista deve receber não apenas uma formação técnica, mas também uma outra que o prepare para participar como um membro ativo de uma equipe multidisciplinar de saúde, capacitando-se para avaliar seus pacientes de forma global.

A medicina e a odontologia devem interagir trocando informações principalmente no atendimento a pacientes idosos, uma vez que fatores bucais podem agravar a evolução de doenças sistêmicas e estas podem comprometer o trabalho odontológico e / ou qualidade de vida dos indivíduos afetados.

Deste modo, é objetivo deste trabalho avaliar a saúde geral de idosos que buscam tratamento odontológico especializado em Odontogeriatria na cidade de São Paulo-SP. Para tanto, foram utilizados de 61 prontuários cedidos pelo Curso de Especialização em Odontogeriatria da Associação Brasileira de Ensino Odontológico Regional São Paulo (ABENO-SP).

A população amostral era composta de 68,85% de mulheres e com faixa etária entre 53 e 83 anos de idade. Os principais problemas de saúde relatados foram: Osteoporose (24,60%), Diabetes (8,20%), Hipertensão (44,26%), Alzheimer (1,63%), Mal de Parkinson (0,0%), Depressão (11,47%) e fratura do fêmur (3,27%). Deste modo, ressalta-se a importância da avaliação da saúde sistêmica para a escolha da terapia odontológica em pacientes idosos.

Leia o artigo na íntegra Aqui

*Claudia M. C. Vasconcelos – Universidade Vale do Paraíba (Univap). E-mail: odontoclau@bol.com.br REVISTA PORTAL de Divulgação, n.4, Nov. 2010 – http://www.portaldoenvelhecimento.org.br/revista/index.php 8 Lílian F. L. Soares – Universidade Vale do Paraíba (Univap). E-mail: lilian_fls10@hotmail.com Fernando Luiz Brunetti Montenegro – Curso de Especialização da ABENO/ABO, Universidade Guarulhos. E-mail: fbrunetti@terra.com.br Leonardo Marchini – Universidade Estadual Paulista (Unesp). E-mail: leomarchini@directnet.com.br

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 2118 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento