População gaúcha ficará cada vez mais velha e terá menos jovens

Um estudo realizado pela Fundação de Economia e Estatística do Rio Grande do Sul estabelece perspectivas futuras quanto a população gaúcha em termos de envelhecimento, taxas de natalidade e as repercussões dessas questões nos diversos segmentos.

RPI *

 

Recentemente, durante entrevista à Rádio Progresso de Ijuí (RPI), o professor e estatístico do citado órgão, Pedro Tonon Zuanazzi, ressaltou que os nascimentos devem seguir em decréscimo no Estado.

Atualmente a média de nascimentos para cada mulher é de um virgula 75 filhos durante o período reprodutivo, abaixo de dois virgula um da média nacional. A tendência é que esse número diminua ainda mais, com perspectiva de ficar entre um virgula três e um virgula cinco filhos por mulher até o ano de 2025.

Por outro lado, o estudo da Fundação de Economia e Estatística aponta aumento do número de idosos para os próximos anos e da expectativa de vida. O professor Pedro Zuanazzi enfatiza que atualmente a média de expectativa de vida no Rio Grande do Sul para o homem é de 71 virgula dois anos e deve chegar em 75 anos em 2025. Já as mulheres vivem, em média, no momento, 78 virgula nove anos, e devem chegar a 81 virgula dois anos em 2025.

Tudo isso significa que a população gaúcha ficará cada vez mais velha e haverá menos jovens. A população vai decair, frisou o professor Zuanazzi. Para ele, essas situações impactam diretamente em políticas públicas.

Um dos efeitos mais imediato é na Previdência Social, visto que deve aumentar cada vez mais o número de aposentados e haverá menos pessoas jovens para trabalhar e contribuir com o INSS, ou seja, o governo terá que investir mais verbas em aposentadorias e contará com menos arrecadação.

Pedro Tonon Zuanazzi ainda ressaltou que na educação, por exemplo, ao invés de construir mais escolas os governos vão ter que pensar em educandários de mais qualidade. Na saúde, a necessidade será de mais hospitais e leitos.

Fonte: Acesse Aqui

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 351 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento