Os supercentenários vivos nascidos no século XIX

os-supercentenarios-vivos-nascidos-no-seculo-xixSupercentenários são as pessoas que completam 110 anos. Segundo o Gerontology Research Group, há atualmente vivendo no mundo 77 supercentenários (75 mulheres e 2 homens). A lista inclui apenas os indivíduos mais longevos que tiveram a idade comprovada. Atualmente existem apenas nove pessoas vivas (todas mulheres) que nasceram no século XIX (considerando que o ano de 1900 pertence ao século XIX).

José Eustáquio Diniz Alves *

Misao Okawa, a pessoa mais idosa do mundo até o mês passado, morreu no dia 01 de abril de 2015, aos 117 anos e 21 dias. Nascida em 05/03/1898, ela era uma das dez supercentenárias nascidas no século XIX.

Supercentenários são as pessoas que completam 110 anos. Segundo o Gerontology Research Group, há atualmente vivendo no mundo 77 supercentenários (75 mulheres e 2 homens). A lista inclui apenas os indivíduos mais longevos que tiveram a idade comprovada.

Passar dos 110 anos é um privilégio raro. Passar dos 115 anos é um privilégio raríssimo. Atualmente existem apenas nove pessoas vivas (todas mulheres) que nasceram no século XIX (considerando que o ano de 1900 pertence ao século XIX).

A pessoa mais longeva de todos os tempos foi a francesa Jeanne Calment que viveu 122 anos e meio (44.724 dias). Este é o recorde absoluto e a única pessoa do mundo, comprovadamente, a ultrapassar os 120 anos. Com a morte de Misao Okawa, a norteamericana Gertrude Weaver, nascida em 04/07/1898 (com 116 anos e 272 dias) se tornou a pessoa mais velha do mundo.

os-supercentenarios-vivos-nascidos-no-seculo-xixO Brasil nunca teve uma pessoa, comprovadamente, que tenha vivido mais de 115 anos. Ou seja, não existe nenhuma pessoa brasileira viva que tenha nascido no século XIX. No global, as únicas nove pessoas nesta situação, seis são dos Estados Unidos, uma da Itália, uma da Jamaica e outra do Japão.

Não é fácil superlongeviver. Vida longa, Gertrude Weaver!

* José Eustáquio Diniz Alves – Doutor em demografia e professor titular do mestrado em População, Território e Estatísticas Públicas da Escola Nacional de Ciências Estatísticas – ENCE/IBGE; Apresenta seus pontos de vista em caráter pessoal. É membro da rede de colaboradores do Portal do Envelhecimento. Email: jed_alves@yahoo.com.br

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 2118 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento