Os novos paradigmas do envelhecimento

Este foi o tema do I Seminário de Gerontologia, realizado recentemente em São Paulo, o qual reuniu representantes do poder público, funcionários da rede socioassistencial da região Jaçanã/ Tremembé e dos demais serviços de saúde, educação, cultura e assistência social. O evento, concebido nos primeiros meses de 2010, teve como principal objetivo otimizar o atendimento, direto ou indireto, à pessoa idosa, considerando as expectativas levantadas pelos idosos atendidos no Núcleo de Convivência para Idosos Jova Rural, serviço da Associação de Mulheres Amigas de Jova Rural em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

 

Os-novos-paradigmas-do-envelhecimento

O evento, como meio de favorecer e estimular a inclusão social e o pleno exercício da cidadania da pessoa idosa, também favoreceu uma reflexão sobre os principais aspectos biopsicossocias do envelhecimento e meios para que a sociedade seja mais sensível às questões do envelhecimento. Na ocasião, também foi mencionado o interesse do poder público local em apoiar iniciativas como o “Bairro Amigo do Idoso”, projeto da Organização Mundial de Saúde (2005) e Instituto de Saúde (Secretaria Estadual de Saúde) com implantação em andamento na região.

 

Os-novos-paradigmas-do-envelhecimento

 

O público presente participou de palestras que contribuíram com o entendimento das principais questões que emergem da gerontologia, além de ajudar a construção de uma sociedade “amiga da pessoa idosa”, onde todos, unidos, possam promover uma escuta e acolhida qualificada, um atendimento satisfatório e uma melhor acessibilidade.

 

 

Os-novos-paradigmas-do-envelhecimento

 

Serviço
Núcleo de Convivência para Idosos Jova Rural
R: Roberto Lanari, 998 – Jova Rural
Fone: 11 2240 6271/ 11 2249 5595

e-mail: ncijovarural@gmail.com. : Acesse Aqui 

 

 

 

 

 

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 2118 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento