Mobility Show, evento de inclusão e acessibilidade para deficientes e idosos

Evento reúne empresas fornecedoras de produtos e serviços que viabilizam a mobilidade e a melhoria da qualidade de vida de milhares de pessoas com deficiência (dez milhões apenas no Rio de Janeiro se considerarmos os idosos com mobilidade reduzida).

 

Boa parte do Brasil torceu para Marinalva Almeida por ver na paratleta uma guerreira. Aliás, ela entrou no BBB declarando isto: “Não jogo sujo, jogo com garra”. E foi com garra que a velejadora subiu ao pódio da Rio Regata (bronze) e do Campeonato Brasileiro (ouro). Nos jogos Paralímpicos do Rio ficou na oitava colocação.

Marinalva teve a perna amputada aos 15 anos depois de sofrer um acidente de moto. Nunca se entregou. Casou, teve filhos e caiu em mais uma cilada, foi vítima de violência doméstica. Nas suas palavras era matar, morrer ou fugir. Fugiu com os filhos para São Paulo e, com garra, venceu mais uma batalha.

Marinalva Almeida e Rodrigo Rosso

Hoje, madura e consciente dos seus direitos, empresta seu charme e beleza para divulgar boas causas. Nos próximos dias 07, 08 e 09 de julho ela será a embaixadora da Mobility Show Rio a se realizar na Marina da Glória. A madrinha do evento é a vereadora carioca Luciana Novaes, outra guerreira.

Em 2003, aos 19 anos, Luciana cursava enfermagem no campus da Universidade Estácio de Sá, no Rio Cumprido. Seu sonho foi alvejado por uma bala perdida durante um tiroteio entre policiais e traficantes. Depois de quase dois anos internada, Luciana deixou o hospital tetraplégica. Em nenhum momento entregou os pontos. Voltou a estudar, formou-se e seguiu na luta por direitos. Em 2016 foi eleita vereadora com mais de 16 mil votos e sua eleição causou um reboliço na Câmara que teve que se adaptar para recebê-la.

Marinalva e Luciana, duas guerreiras que simbolizam a luta por direitos, foram escaladas para este evento que reúne empresas fornecedoras de produtos e serviços que viabilizam a mobilidade e a melhoria da qualidade de vida de milhares de pessoas com deficiência (dez milhões apenas no Rio de Janeiro se considerarmos os idosos com mobilidade reduzida).

Marinalva se emocionou com o convite para ser embaixadora: “Essa feira tem uma importância enorme, principalmente por informar à população sobre seus direitos. Estou muito feliz e quero agradecer pela oportunidade de participar deste projeto tão importante para a cidade do Rio de Janeiro”.

É o primeiro evento de inclusão e acessibilidade realizado na cidade do Rio, voltado para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e seus familiares.

A palavra show não é gratuita. Haverá shows artísticos, sim, mas também haverá um show de tecnologia e de informações sobre benefícios e direitos, garante Rodrigo Rosso, diretor e promotor da Mobility Show: “O evento é uma grande prestação de serviços nesse sentido e para uma melhor qualidade de vida dessa parcela da população”.

Os visitantes não pagarão entrada e o transporte a partir da estação Cinelândia do Metrô será gratuito. No local, o visitante que precisar encontrará triciclos motorizados e cadeiras de rodas para transitar no interior da feira. Voluntários estarão à disposição para acompanhar deficientes visuais, idosos e pessoas com mobilidade reduzida durante a visitação.

Para quem procura fortes emoções e não consumiu álcool, o evento reservou uma área de 14 mil metros quadrados para test drive. São mais de 50 modelos de carros adaptados de mais de 10 marcas diferentes e instrutores especializados.

Para completar, a prefeitura realizará o cadastramento gratuito do cartão DEFIS, uma autorização especial para o estacionamento de veículos em via pública, e zona azul em vagas especiais – demarcadas com o Símbolo Internacional de Acesso – para pessoas com deficiência de mobilidade obrigadas ou não a usar cadeira de rodas, aparelhagem ortopédica ou prótese temporária ou permanente, e também para os idosos.

 

Veja a seguir a programação completa do evento:
Mobility & Show RIO
Data: 07 a 09 de julho.
Horários: Sexta-feira das 12h às 18h e Sábado e Domingo das 10h às 18h.
Local: Marina da Glória | Av. Infante Dom Henrique – S/N – Glória – Rio de Janeiro/RJ
Entrada e Atendimento Gratuitos
Credenciamento Antecipado: www.mobilityshow.com.br
Informações: 11 3873-1525 ou 0800 772 6612 (ligação gratuita).

Mário Lucena

Mário Lucena

Psicólogo e jornalista, faz parte da Equipe do Portal do Envelhecimento.

mariolucena escreveu 25 postsVeja todos os posts de mariolucena