Longevidade e Qualidade de Vida na Mídia

Neste ano de 2011 fui convidada a participar de algumas entrevistas sobre diferentes questões ligadas ao tema Envelhecimento e Longevidade. Estes espaços abertos, em diferentes mídias, indicam claramente o quanto o tema está em evidência e, na maior parte das vezes, ligado à manutenção da qualidade de vida nesta fase da trajetória.

Vera Brandão *

Procuramos, nestas oportunidades, utilizar estes espaços como meios democráticos de informações que promovam uma “cultura da longevidade” enfocando a complexidade, a diversidade, e a subjetividade que envolve a vida em seu ciclo completo. Sempre buscamos abordar os aspectos positivos e negativos dos assuntos em pauta, porque, normalmente, a tendência é focar as “maravilhas” da terceira idade.

Sabemos que existem muitas coisas boas, interessantes, desafiadoras e diferentes para serem feitas depois dos 60. Ou continuar a fazer o que gostamos – trabalho, lazer, família etc. Existem os que contam os dias para aposentadoria, mas… e depois? Outros mantêm suas atividades rotineiras, com pequenas modificações para poder continuar… Devagar e sempre!

Mas, muitos são os problemas a serem confrontados: perdas variadas, medo e solidão, (des)cuidos e diferentes tipos de violências, pessoais e institucionais. O primeiro passo para superar as dificuldades é admitir sua existência, tomar consciência do que podemos e devemos fazer – por direito de lei e por desejo pessoal – para manter nossa qualidade de vida!

Neste contexto assinalamos as participações (todas no youtube) no programa Manhã Gazeta, tendo como entrevistadora a competente Olga Bongiovani, nos quais foram temas:

Quando nossos pais viram nossos filhos (em 13 de janeiro)
1ªparte Acesse Aqui 
2ª parte Acesse Aqui

Como lidar com o medo de envelhecer (em 9 de fevereiro)
1ª parte Acesse Aqui
2ª parte Acesse Aqui

Os benefícios do perdão para a longevidade (em 9 de março)

1ª Parte Acesse Aqui
2ª Parte Acesse Aqui

A importância das amizades na terceira idade (em 4 de maio) com a participação de Celina Monteiro e Ivany Antiqueira pesquisadoras do Grupo de Estudos da Memória – GEM / NEPE / PUCSP.
1ª parte Acesse Aqui 
2ª parte Acesse Aqui

Espiritualidade e Longevidade (em 1 de junho), oportunidade na qual também apresentamos o livro recém lançado Longevidade e Espiritualidade. Narrativas autobiográficas.
Vida Longa e Espiritualidade. Acesse Aqui

Brevemente, os vídeos destes programas estejam também disponíveis na Seção “Vídeos” do Portal do Envelhecimento.

Ainda em 28 de fevereiro participamos do Programa Show + na rede TV+, com apresentação de Darcio Arruda, no tema “Trabalho após a Aposentadoria”.

No mês de março concedemos entrevista à jornalista Camilla Zanetti Leite (camillazl@globo.com) colaboradora do site do Grupo Pão de Açúcar para o portal Taeq – Vida em equilíbrio, sobre o tema “A importância do perdão”.

Conforme a informação contida na página de abertura do site, a palavra TAEQ vem do “neologismo entre as palavras orientais ‘Tao’ (equilíbrio) + ‘Eki’ (energia vital)”. Acesse Aqui

No mês de maio concedemos entrevista a jornalista Rachel Costa (rachelstcosta@gmail.com) colaboradora da Revista Sorria sobre o tema Memória e Otimização Cognitiva publicada com o título de “Ginástica do Cérebro”, no nº 20 de junho / julho.

A revista, que circula junto aos clientes da Droga Raia, “prova que é possível produzir mídia de grande circulação” além de colaborar por meio da renda de sua venda com os projetos sociais, pois “ao participar do projeto Sorria, a empresa põe em prática sua maior vocação, que é cuidar – o que supõe responsabilidade, envolvimento e atenção ao outro”.

Leia mais

Trabalho após a Aposentadoria. Disponível Aqui

A importância do perdão. Disponível Aqui

Ginástica do Cérebro. Disponível Aqui

BRANDÃO, Vera – Longevidade e Espiritualidade. Narrativas autobiográficas. São Paulo: Centro Universitário São Camilo; Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2011.

*Vera Brandão – Pedagoga. Mestre e Doutora em Antropologia. Pesquisadora e Parecerista. Editora e colaboradora do Portal do Envelhecimento (http://portaldoenvelhecimento.com/). Editora da Revista Portal de Divulgação (http://portaldoenvelhecimento.com/revista.html). E-mail: veratordino@hotmail.com

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 352 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento