LANÇAMENTO: Alzheimer, práticas e atividades para o dia a dia

Este livro é útil para todos, especialmente para os profissionais que lidam com o envelhecimento.

 

Durante anos recebemos mensagens de leitores preocupados e angustiados com a forma como cuidadores e profissionais das mais diversas áreas lidavam com um parente próximo, idoso com um quadro leve de demência ou mesmo diagnosticado com a Doença de Alzheimer.

Muitos profissionais, principalmente os cuidadores, desenvolvem técnicas de trabalho com base na sua experiência de vida, no ouvir falar ou por puro achismo. Forçam o idoso a realizar tarefas desgastantes e sem sentido que em vez de gerar benefícios quando só causam desgaste e mal-estar.

Simone Manzaro, colaboradora do Portal do Envelhecimento, era quem melhor respondia e esclarecia todas essas questões. Fazia isso com a autoridade de quem havia desenvolvido um trabalho criativo e supervisionado com idosos e seus familiares na ABRAz-SP (Associação Brasileira de Alzheimer), e pesquisas exaustivas sobre o envelhecimento no Brasil e no mundo.

Sugerimos a Simone que transformasse tudo o que havia reunido ao longo dos anos, trabalho e pesquisas, em um livro que tentasse responder e orientar nossos leitores em relação a velhice, tanto saudável quanto patológica.

Simone procurou responder todos os questionamentos que fazem as famílias preocupadas com seus idosos, mas foi além, passou dicas importantes para todos que lidam com o envelhecimento, do personal ao fisioterapeuta, da enfermeira ao médico. Procurou tirar todas as dúvidas possíveis dos familiares e, além de tudo, oferece uma gama de exercícios práticos para o dia a dia.

O livro procura colocar um ponto final na angústia. Nas palavras de outra colaborado do Portal do Envelhecimento, Fabiana Satiro, trata-se de uma obra abrangente, pois discute no processo de envelhecimento o que pode ser considerado normal e o que é patológico; discorre sobre o desejado envelhecimento ativo e bem sucedido e como é possível atingi-lo; faz uma diferenciação didática sobre os principais tipos de demência, suas causas, sintomas e tratamentos, enfatizando a Doença de Alzheimer; aborda brilhantemente a questão da dignidade, o cuidado e o impacto na família que tal diagnóstico traz; e ao falar sobre memória, enfatiza os impactos do esquecimento e seu significado.

A autora, ao apresentar sugestões de atividades de estimulação cognitiva para se aplicar no dia a dia, torna este livro valiosíssimo. São inúmeras atividades que podem ser realizadas com os mais diversos sujeitos, em diferentes fases da doença, pelo familiar ou cuidador profissional, sem grande dificuldade e que, certamente, farão uma enorme diferença no desempenho cognitivo das pessoas com demência, além de mantê-las ativas e participativas, já que visa proporcionar interação social.

 

Alzheimer: identificar, cuidar, estimular
Práticas e atividades para se aplicar no dia a dia

Formato: 14 x 21
Tamanho: 262 páginas
Papel/miolo: pólen 80gr
Preço: 39,90

RESERVE JÁ O SEU: Loja do Portal Edições

Promoção:
Com mais R$ 20,00 você poderá adquirir mais um livro (Gerontologia, Vulnerabilidade, Memória ou Fibromialgia). Entre na Loja e confira as promoções válidas para o mês de setembro.

Nota do Editor: Simone Manzaro corajosa e generosamente oferece neste livro ferramentas valiosas apreendidas no seu trabalho com idosos demenciados e que muitos profissionais da saúde cobram valores vultosos para revelá-las. Uma consulta com um especialista não orienta nem oferece tanto quanto este livro. Ele é importante para todos, jovens e velhos, profissionais da saúde, famílias e público em geral, pois não foca só a doença; sua maior preocupação é indicar caminhos para se ter qualidade de vida em qualquer situação.

 

 

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 351 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento