Japão tem quase 50 mil centenários, a maioria é mulher

Os dados foram divulgados pela Associated Press, em Tóquio, no último dia 13 de setembro, quando o Japão anunciou um número recorde de pessoas com mais de cem anos. São 47.756, sendo que a maioria é mulher. O Japão tem 128 milhões de pessoas e é o país que envelhece mais rápido no mundo. Isso porque tem uma das menores taxas de nascimentos e uma das expectativas de vida mais longas.

 

No ano passado a credibilidade dessas estatísticas foram questionadas, depois de algumas pessoas incluídas na lista estarem mortas ou desaparecidas. O ministério, no entanto, confirmou que todos os centenários compilados estão vivos.

Representantes do Ministério da Saúde, Trabalho e Previdência assinalaram que o número de centenários quadruplicou em 12 anos.

De acordo com os dados divulgados, somente nos últimos 12 meses, 24.952 novos centenários foram registrados no país. Em 1999, o país tinha apenas 11.346 pessoas com mais de cem anos. Cada um dos novos centenários recebeu uma carta e uma caneca de prata do Primeiro-Ministro japonês.

As mulheres representam 87,1 % dos centenários. A mais velha é Chiyono Hasegawa, de 114 anos, que nasceu em 20 de novembro de 1896. E o homem mais velho, Jirouemon Kimura (foto), tem 114. Ele nasceu em 19 de abril de 1897.

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 336 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento