Intervenção odontológica domiciliar em paciente idoso cego institucionalizado. Relato de caso

Os idosos institucionalizados normalmente apresentam elevada prevalência de carie, doença periodontal e edentulismo, sendo necessárias ações em saúde bucal que proporcionem uma melhora na qualidade de vida.

Elisa Candida Braga, Luciene da Silva Sinatra, Daniel Rey de Carvalho, Vanessa Resende Cruvinel, Alexandre Franco Mirandame Fernando Luiz Brunetti Montenegro *

 

O presente trabalho tem por finalidade abordar as condutas de saúde bucal realizadas em paciente idoso, 74 anos, submetido á ação medicamentosa para o controle de hipertensão e depressão, além de ser fumante há 61 anos.

Com ausência dos dentes superiores e a presença de alguns dentes inferiores com grande acúmulo de cálculo, inflamação e saburra lingual.

Os procedimentos clínicos realizados visaram eliminação desses possíveis focos de infecção e inflamação, por meio de raspagem subgengival, higienização lingual, uso de clorexidina 0,12%, e medidas educativas em saúde bucal. É importante ressaltar que a adaptação profissional e a falta de ergonomia para o atendimento odontológico foram aspectos diferenciados adotados. Houve uma significativa melhora da condição bucal do paciente após 15 dias de atuação clinica.

Podendo concluir, no caso clínico abordado, que o cirurgião dentista deve estar preparado a assistir o paciente com necessidades especiais por meio de adaptações e condutas que visem o bem-estar e a qualidade de vida.

Leia o artigo na íntegra Aqui

*Elisa Candida Braga – Cirurgiã-dentista graduada na Universidade Católica de Brasília (UCB). E-mail elisa.braga@gmail.com Luciene da Silva Sinatra – Cirurgiã-dentista graduada na Universidade Católica de Brasília (UCB). Daniel Rey de Carvalho – Prof. curso Odontologia da UCB; Mestre e Doutor em Implantodontia – UNESP. Vanessa Resende Cruvinel – Profª. curso Odontologia da UCB; Mestre e Doutora em Ciências da Saúde – UnB. Alexandre Franco Miranda – Prof. curso Odontologia da UCB; Mestre e Doutorando em Ciências da Saúde – UnB. Fernando Luiz Brunetti Montenegro – Prof. Titular do ISO-ALES, SP; Mestre e Doutor pela FOUSP. E-mail: fbrunetti@terra.com.br

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 334 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento