Inscrições abertas para o Curso Fragilidades na Velhice da PUC-SP

Já estão abertas as inscrições para o curso “Fragilidades na Velhice: Gerontologia Social e Atendimento”, de curta duração (40 horas). Será realizado aos sábados, das 9 às 13 horas, de 18 de março a 10 de junho de 2017, em São Paulo, no campus PUC-Vila Mariana.

 

O curso de extensão “Fragilidades na Velhice: gerontologia social e atendimento”, promovido pelo Programa de Pós em Gerontologia da PUC-SP, abrigado na Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde, visa fornecer instrumentos e referenciais analíticos para qualificar profissionais que trabalham, ou pretendem trabalhar, junto ao segmento idoso com subsídios teóricos, filosóficos e psicológicos. Referenciais que são de fundamental importância para o aprimoramento do atendimento da demanda crescente que acompanha o envelhecimento da população brasileira.

As inscrições para este curso, de 40 horas, estão abertas até 18 de março. O curso de pouca duração (3 meses) será realizado aos sábados, das 9 às 13 horas, de 18 de março a 10 de junho de 2017, em São Paulo, sob a coordenação da Profa. Dra. Beltrina Côrte, docente da universidade e editora de conteúdo do Portal do Envelhecimento.

A estrutura didática do curso está dividida em 4 módulos. O primeiro, Envelhecimento e Velhices na Contemporaneidade, trata de questões relevantes do nosso mundo contemporâneo e da longevidade,  desde direitos, políticas, organização social, até o exercício de cidadania. O segundo módulo, Bioética, Longevidade e Envelhecimento, introdução aos discursos sobre como e porque envelhecemos, bioética, o corpo como dispositivo de controle, e a eutanásia e distanásia. O terceiro módulo aborda a Atenção Multidisciplinar à Saúde do Idoso, desde os aspectos fisiológicos e patológicos do envelhecimento até as Intervenções multidisciplinares domiciliares e em instituições. E, o último módulo, o quarto, reflete sobre o Atendimento Psicogerontológico às Velhices Fragilizadas.

Há que se lembrar que no Brasil, o alto crescimento da população idosa é um dado significativo que deve ser avaliado não só pelo Estado, por meio de políticas específicas para os que envelhecem, mas pela sociedade como um todo. Daí a importância da qualificação.

Público alvo
Profissionais que trabalham com idosos, portadores de graduação nas áreas de psicologia, gerontologia, serviço social, enfermagem, fisioterapia, terapia ocupacional, medicina, direito, educação e interessados no tema que possuam diploma de graduação.

Turmas e Horários
Início: 18 de março de 2017
Término: 10 de junho de 2017
Dia da semana: sábado
Horário: das 9h às 13h 

Local
O curso será realizado no campus da Vila Mariana, localizada na Rua Afonso Celso, 671/711 –
Vila Mariana – São Paulo/SP – CEP: 01303-050.

Informações
Maiores informações, inscrições e matrículas devem ser realizadas no atendimento do Campus Consolação – Unidade COGEAE, na Rua da Consolação, 881 – Consolação – São Paulo/SP. Telefone: (11) 3124-9600. Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h30, e aos sábados, das 8h às 12h30. Central de atendimento telefônico: de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados, das 8h às 13h.

Saiba mais:
http://www.pucsp.br/pos-graduacao/especializacao-e-mba/fragilidades-na-velhice-gerontologia-social-e-atendimento

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 352 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento