“Guida” reflete sobre a sexualidade na velhice

O curta-metragem “Guida”, de animação, reflete sobre a sexualidade na velhice, quebrando preconceitos e estereótipos sobre a terceira idade, propondo a arte como agente transformador.

 

Com direção de Rosana Urbes, o curta-metragem “Guida” mostra a história de Guida, uma doce senhora que há 30 anos trabalha como arquivista no Fórum da cidade, tem sua rotina entediante modificada ao se deparar com um anúncio para aulas de modelo vivo em um centro cultural. Através da sensibilidade criativa da personagem, o curta-metragem propõe uma reflexão lúdica e nostálgica sobre a retomada da inspiração artística, a arte como agente transformador e o conceito do belo.

O curta recebeu prêmio de Melhor Edição no CineEsquemaNovo – Festival de Cinema de Porto Alegre em 2004, e Prêmio Especial do Júri no CineEsquemaNovo – Festival de Cinema de Porto Alegre em 2004. Foi exibido no Animage 2014, em Pernambuco. O curta ganhou o primeiro lugar de desenho animado estrangeiro no Dublin Animation Film Festival. Assistam.

 

 

 

 

Luciana Helena Mussi

Luciana Helena Mussi

Engenheira, psicóloga, mestre em Gerontologia pela PUC-SP e doutora em Psicologia Social PUC-SP. Editora-executiva da revista Kairós Gerontologia. Coordenadora da Coluna Filmografia do Portal do Envelhecimento. Professora do Curso de Especialização em Gerontologia (Cogeae-PUCSP). E-mail: lucianahelena@terra.com.br.

lucianamussi escreveu 39 postsVeja todos os posts de lucianamussi