Gerontologia e Transdisciplinaridade – Livro I

Neste livro procuramos descobrir as pontes e abrir sentidos. Uma ponte de saberes, uma ponte de diálogo em que a história é central. Seguimos o sentido do saber que no seu vai e vem se nos apresenta plural. Partimos para esta viagem tendo como estrada o envelhecimento e a velhice, e como veículo a Gerontologia.

 

A Editora do Portal do Envelhecimento, Portal Edições, retoma suas atividades em 2017 com um livro primoroso, uma produção internacional (Brasil/Portugal/Espanha). São estudos avançados em linguagem acessível (independente do idioma). Vale por um curso completo ministrado por profissionais de altíssima competência em suas áreas.

Depois deste livro, sua concepção sobre Gerontologia e Transdisciplinaridade mudará para melhor. Leia um pouco da justificativa dos coordenadores para esta empreitada e entre no espírito da obra:

Vivemos numa época de grande vertigem, a informação é crescente e veloz, estamos na era do conhecimento e a ciência em muito contribuiu para isso. Fizemos avanços sociais, educativos e médicos extraordinários, motivados pela ilusão do progresso contínuo e ilimitado. Após Prometeu ter roubado o fogo aos deuses, o fogo do saber, acreditamos que tudo era possível. Com Adão e Eva passamos a “comer do fruto da árvore do conhecimento”, ganhamos consciência do bem e do mal.

Possuir o saber dos deuses seja por um acto de revolta com Prometeu ou por desobediência com Adão e Eva, só valerá se soubermos cuidar do saber, se soubermos que comer do fruto da árvore do conhecimento nos responsabiliza.

Somos responsáveis pelo que sabemos e pelo que fazemos com isso. Somos também responsáveis pelo que ignoramos, do ponto de vista psíquico o inconsciente não nos desresponsabiliza ainda que o ignoremos.

Prometeu, Adão e Eva, são símbolos e as suas narrativas míticas interpretadas superficialmente criaram em nós a ilusão de que tudo era possível, que tudo seria alcançável.

Passamos a domar as forças da natureza, exploramos a exterioridade, mas esquecemo-nos do fogo das emoções, esquecemo-nos da chama de Héstia, aquela que ilumina o interior da casa. Recalcamos a sensibilidade e o senso comum, subjugando-os à Razão. A Razão passou a dominar a ação do Homem, esquecida que estava da sua gémea, a emoção.

O Saber do Todo passou para o conhecimento da parte, do senso comum passou-se para a disciplina e da disciplina para ciência.

A ciência cresceu, especializou-se, ganhou terreno, construiu fronteiras, mas ignorou as pontes com outros saberes. Sem pontes, a ciência ignorou a sua história, da qual apenas restam vestígios.

Neste livro procuramos descobrir as pontes e abrir sentidos. Uma ponte de saberes, uma ponte de diálogo em que a história é central. Seguimos o sentido do saber que no seu vai e vem se nos apresenta plural. Partimos para esta viagem tendo como estrada o envelhecimento e a velhice, e como veículo a Gerontologia.

O nosso mapa foi a transdisciplinaridade e o percurso fez-se pelo território da vida e do humano.

Ao longo desta viagem faremos várias paragens, descobriremos múltiplas paisagens.

De olhos fixos no horizonte, caminhamos, ainda que este nos escape, caminhamos.

Grátis uma obra de arte em forma de cartão postal

Não bastasse o conteúdo maravilhoso do livro, fomos brindados pela artista plástica Gabriela Sotto Mayor com uma obra prima, a capa. A obra aponta para o viajante muitos caminhos, dentre eles, o livro.

Outro destaque é o inovador Projeto Gráfico de Raquel Cruz que faz com que caminhos velhos e novos se cruzem em colunas centrais ou desproporcionais, em traços, sombras e quebras que valorizam a leitura.

Reserve já seu exemplar na Loja do Portal. Custa só R$ 39,90. Os cem primeiros a encomendarem o livro receberão de brinde a reprodução da capa no formato “cartão postal”. Ao adquirir o livro, além de ter acesso a um produto de qualidade gerontológica, você contribui para a manutenção do Portal, pois só assim podemos continuar a produzir o conteúdo que você espera.

 

ÍNDICE:

(clique para ampliar)

AUTORES: Veja aqui

PRÉ-VENDA: Loja do Portal

Mário Lucena

Mário Lucena

Jornalista, bacharel em Psicologia e editor da Portal Edições, editora do Portal do Envelhecimento. Conheça os livros editados por Mário Lucena.

mariolucena escreveu 31 postsVeja todos os posts de mariolucena