Gerontologia da PUC-SP doa alimentos para casa

A suspensão de todas as atividades da PUC-SP no último dia 16 levou a organização da 13a. Semana de Gerontologia a doar os alimentos do coffee break e do coquetel a ser realizado em homenagem à profa. Suzana Medeiros, fundadora do Pós em Gerontologida da intituição. O fechamento, surpresa para o corpo docente e discente, foi justificado por supostos riscos que seriam trazidos pelo “1º Festival de Cultura Canábica”, evento organizado por estudantes, previsto para acontecer no dia 16 no campus Monte Alegre, local onde estava sendo realizada a 13a. Semana de Gerontologia, com o tema “Longevidade: Moradia na Velhice e Políticas Públicas”.

 

 

gerontologia-da-puc-doa-alimentos-para-casaO coffee break foi entregue em uma instituição de Longa Permanência para Idosos, chamada Comunidade de Amparo Social Asilar (CASA), localizada no Riacho Grande, em São Bernardo do Campo (SP). A iniciativa, acolhida por todos os membros da comissão organizadora e corpo docente do Programa, foi da mestre em Gerontologia Ana Tomazoni, quem assinava o coffee break do evento nesse dia. Ela é empresária do ramo de gastronomia.

No próprio dia 16, pela manhã, Ana Tomazoni entregou os alimentos à instituição CASA, sendo bem recebida pelos residentes. Aliás, esta não é a primeira vez que ela frequenta a instituição de idosos. Em depoimento para o Portal, Ana Tomazoni disse que sempre participa com auxílios, “através de jantares ou almoços feitos em nosso espaço <hiperlinkar www.anatomazoni.com.br > Escola de Gastronomia Sabor e Saber com renda para a CASA. Também como voluntária em almoços preparados por outras entidades como Rotary, assim como, nos finais de ano e datas festivas, como páscoa etc., levamos contribuições variadas que vão desde perus à Ovos de Páscoa”.

Segundo Ana Tomazoni, sempre que pode ela faz questão de ajudar e estar junto de uma entidade tão carente como é a CASA, “é importante as pessoas estarem sensibilizadas para isso como contribuição às políticas públicas. Convido a todos conhecerem a entidade”, comentou a mestre em Gerontologia. O convite está feito a todos os leitores do Portal!

gerontologia-da-puc-doa-alimentos-para-casaA CASA

Solicitamos a Ana Tomazoni que nos enviasse um texto descrevendo a instituição de longa permanência para idosos, CASA, a fim de sabermos um pouco mais sobre ela. Vejam a seguir o texto enviado:

“O antigo asilo Coração Eucarístico, localizado em Riacho Grande (SP), na época local onde o Governo do Estado de São Paulo encaminhava idosos sem procedência, sem família e sem documentação, era mal administrado por alguém que mantinha a unidade mais para suas benesses que para uma ação humanitária.

gerontologia-da-puc-doa-alimentos-para-casaDiante desse quadro insustentável, por volta de 2002, o Estado propôs à Prefeitura de São Bernardo, através da Sedesc (Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania) na época sendo Diretor o Sr. Hermes Tomazoni, a municipalização da unidade, permanecendo o repasse dos recursos do Estado, na condição de não encaminhar mais nenhuma pessoa do Estado para ser internada, pois, o local não oferecia instalações adequadas ao funcionamento regular, e que o município providenciasse uma instituição que administrasse a unidade.

Algumas pessoas ligadas, principalmente à Maçonaria, sensibilizados com a situação e com a questão do envelhecimento saudável com dignidade fundaram a CASA (Comunidade de Amparo Social Asilar) que na época recebeu, como aporte ao funcionamento, cotas de convênio com a Prefeitura.

Desde então, a luta para novo local tem sido intensa, e, apesar das tentativas e forte pressão do Ministério Público, ainda permanecem no mesmo lugar.

Atualmente, devido à dificuldades gerais, o número de internos foi reduzido, possui cerca de 70 idosos internados com idade igual ou superior a 60 anos que não tem onde ficar. Também são acolhidos idosos dependentes ou independentes, carentes, deficientes, com ou sem vínculo familiar, com ou sem meios para a sobrevivência, visando sempre um relacionamento interpessoal, moral e sem discriminações (etnia, orientação religiosa e sexo).

A CASA asilar recebe auxílio da Prefeitura de São Bernardo do Campo, no Programa de atenção ao idoso, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania de São Bernardo do Campo (Sedesc) além de doações.

gerontologia-da-puc-doa-alimentos-para-casaA sexta feira é o dia da semana mais esperado pelos idosos que estão abrigados na Comunidade de Amparo Social Asilar (CASA), no Riacho Grande. Um a um, todos que querem e têm condições de sair vão juntos à farmácia para verificar seu peso, à lanchonete para comprar algumas guloseimas de predileção pagas com sua aposentadoria ou com a solidariedade de um colega, e ao mercado. É o dia do passeio e da caminhada.”

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 2388 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento