Falta de higiene faz mais um asilo ser interditado

Mais um asilo para idosos foi fechado ontem na Capital. A Vigilância Sanitária lacrou o estabelecimento localizado no Butantã, Zona Oeste, com dez pacientes. Na quarta-feira, uma casa na Vila Jacuí, Zona Leste, com 12 idosos, também foi interditada.

 

Entre as irregularidades do asilo do Butantã havia alimentos estragados na cozinha e seringas guardadas junto com comida. O caso chegou à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara Municipal que apura desrespeito aos direitos de crianças, adolescentes, idosos e deficientes. A clínica não tinha alvará de funcionamento e um falso médico que atuava no local foi preso.

A Subprefeitura do Butantã deu prazo de cinco dias para que o estabelecimento seja fechado definitivamente. Os 10 idosos que moram lá vão ter de achar outro lugar.

Na Zona Leste, o asilo São Miguel Arcanjo, que fica na Vila Jacuí, também apresentava falta de condições sanitárias. O dono, Adriano Ramos da Fonseca, 38 anos, que é enfermeiro, foi detido, prestou depoimento e foi liberado em seguida.

A Polícia Militar recebeu uma denúncia anônima às 8h30 de ontem, informando que uma pessoa gritava por socorro na casa de repouso da Rua Américo Sugai.

Dono e funcionários explicaram que um paciente estava gritando porque não queria tomar remédio. Os policiais encontraram os banheiros sujos, restos de comida na pia, comida estragada e geladeira desligada.

Apesar da interdição, muitos pacientes elogiaram o asilo. O dono alegou que tem duas clínicas e que a outra está em reforma. Os idosos terão de ser removidos para outro local ou resgatados pela família.

Fonte: Jornal da Tarde, 20/04/2007. Disponível Aqui 

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 2388 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento