Especialização em Gerontologia da PUC-SP está com inscrições abertas

O Curso de Especialização em Gerontologia da PUC-SP, com carga horária de 450 horas, fornece instrumentos e referenciais analíticos para os profissionais que trabalham junto ao segmento idoso. Quem fizer a matrícula até 15 de janeiro contará com descontos, mas ela segue até março, quando tem início o curso, a ser realizado aos sábados, das 8h30 às 17h30, no campus PUC-Vila Mariana (metrô Santa Cruz). O curso está dividido em 3 módulos.

Redação Portal

 

O Curso de Especialização em Gerontologia da PUC-SP tem como objetivo formar pessoas em nível de Especialização que sejam competentes em suas práticas cotidianas de trabalho junto aos idosos ou àqueles que envelhecem, mas que se pautem por um novo olhar sobre o processo de envelhecimento, sobre a velhice e sobre a pessoa idosa, em que deixem de ter validade os preconceitos existentes e a discriminação contra a pessoa idosa. O curso fornece instrumentos e referenciais analíticos para os profissionais que trabalham junto ao segmento idoso assim como para quem quer mergulhar nessa área.

Enfim, a Especialização visa à formação científica de profissionais teóricos, docentes interessados em refletir, problematizar e propor encaminhamentos inventivos para as mudanças trazidas pela dinâmica da longevidade – o mais viver – questão inquietante deste século XXI e que está aí colocada para a sociedade encaminhar suas inúmeras demandas.

É significativo o número de pesquisas que têm, na velhice e no processo de envelhecimento, o objetivo central de suas investigações. Diretamente vinculadas à vida cotidiana dos milhões de brasileiros idosos, questão relacionadas à identidade e subjetividade, às trocas sociais e afetivas, à saúde, à previdência social, ao trabalho, à família e às políticas públicas, dentre outras, encontram-se, na atualidade, especialmente contempladas.

Módulos

O curso está dividido em 3 Módulos, cada qual com temáticas distintas.

Módulo I
– Envelhecimento com Dependência: Os Cuidadores
– Laços Comunitários e os Idosos
– Laços Familiares e os Idosos
– Modalidades de Atenção à Saúde do Idoso – Uma Visão Interprofissional
– Metodologias do Trabalho Científico

Módulo II
– Biologia do Envelhecimento
– Democracia, Modernidade e Envelhecimento
– Memória e Envelhecimento
– Psicopedagogia

Módulo III
– Biotecnologia e Longevidade
– Classificação Etária e a Velhice
– Seminário de Pesquisa
– Sociedade Moderna, Estado e Envelhecimento
– Plano de orientação de TCC

Público alvo

Interessados na questão do envelhecimento e velhice, para aperfeiçoar sua atuação profissional, ou preparar-se a uma continuidade dos estudos em nível de mestrado. Também destina-se a enfermeiros, médicos, psicólogos, pedagogos, assistentes sociais, advogados, economistas, profissionais da área de comunicação e atuariais, entre outros profissionais interessados portadores de diploma de curso superior.

Local

O curso será realizado nas instalações do campus PUC-Vila Mariana, localizado à Rua Afonso Celso, 671/711 – Vila Mariana – São Paulo/SP, CEP: 01303-050.

Informações

Maiores informações podem ser obtidas no Atendimento Telefônico: (11) 3124 9600, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados, das 8h às 13h. Ou no Atendimento Presencial, localizado na administração geral do Cogeae-PUC, à Rua da Consolação, 881 – 1º andar, bairro Consolação – São Paulo/SP, de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h30, e aos sábados, das 8h às 12h30.

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 352 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento