Desafios do envelhecimento não devem ser vistos como ameaças

Os principais desafios enfrentados pelas populações de muitos países europeus — baixa fertilidade, envelhecimento e migração — podem ser resolvidos e não devem ser vistos como uma ameaça. Essa foi uma das afirmações do encontro de especialistas em população e sustentabilidade, em uma reunião de dois dias em Viena, Áustria, que terminou no dia 26 de março e foi organizada pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), pela Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa (UNECE) e o Instituto Internacional para a Análise de Sistemas Aplicados (IIASA).

UNFPA. Texto e Foto *

 

“Não há dúvida de que o envelhecimento da sociedade e os fluxos migratórios crescentes acarretam muitos desafios, em particular para a sustentabilidade dos sistemas de proteção social e para a capacidade de integração das sociedades”, disse Werner Haug (centro, na foto), Diretor do Escritório Regional do UNFPA para a Europa Oriental e Ásia Central, quem abriu o encontro.

Mas, segundo Haug, o que também é claro é que essas dinâmicas populacionais podem ser geridas e não precisam ter repercussões negativas para a prosperidade e coesão da sociedade.

“A verdadeira ameaça é a falta de antecipação às mudanças demográficas e de resposta em tempo hábil, com políticas que respeitem as escolhas dos indivíduos e estão em plena consonância com os princípios de direitos humanos”, disse Haug.

A reunião de especialistas faz parte de uma série de eventos relativos a uma conferência regional de alto nível em Genebra, que será realizada nos dias 1 e 2 de julho e que visa chegar a um consenso sobre uma agenda para a população da Europa, duas décadas depois de os líderes mundiais terem adotado um Programa de Ação da Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento, no Cairo, Egito, em 1994.

Fonte: UNFPA, 28 de março de 2013. Disponível Aqui 

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 336 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento