Curso mente ativa – estimulação cognitiva

A estimulação cognitiva visa contribuir com maior autonomia, qualidade de vida e saúde mental às pessoas da terceira idade, pois ajuda na manutenção das capacidades cognitivas, na melhora dos relacionamentos interpessoais, e na elevação da autoestima.

Erci Sales Dotta (*)

 

A população brasileira está envelhecendo e um dos principais desafios atuais é propiciar que este envelhecimento ocorra de maneira saudável. Em relação às funções cognitivas, a neurociência tem comprovado que é possível manter a sua eficácia, mesmo com o avanço da idade, com a realização de atividades mentais. Problemas como falta de atenção, falta de concentração e de memória podem ter significativa melhora utilizando vários tipos de jogos, exercícios e atividades lúdicas, havendo inclusive a possibilidade de recuperação de funções mentais, prevenindo ou contribuindo para o surgimento tardio de doenças degenerativas.

Com o objetivo de contribuir para que, ao envelhecer, as pessoas possam manter sua autonomia, qualidade de vida e saúde mental, em 2013 desenvolvemos um programa de estimulação cognitiva para o público da terceira idade dos Centros Integrados de Saúde e Educação da Terceira Idade de São Caetano (SP).

Dentre os principais benefícios oferecidos por este programa estão o desenvolvimento e/ou a manutenção das capacidades cognitivas, a melhora dos relacionamentos interpessoais, a elevação da autoestima, alcançados por meio de atividades que:

  • estimulam a memória auditiva, visual, habilidade verbal, atenção, concentração, raciocínio lógico, visão espacial e criatividade;
  • possibilitam vivenciar novas experiências e desenvolver novas habilidades e competências;
  • ampliam e fortalecem os laços de amizade entre os participantes;
  • despertam sentimentos de pertencimento, de alegria e de descontração;
  • exercitam a cooperação e o respeito às diferenças, facilitando a convivência com os demais;
  • possibilitam o compartilhamento de experiências;
  • possibilitam mudanças e descobertas de novos caminhos e novas possibilidades;
  • estimulam a autoconfiança e a autonomia.

A partir dessa experiência, formatamos um curso para grupos, no qual utilizaremos as seguintes ferramentas:

1) Jogos pedagógicos: jogos de tabuleiros, jogos de palavras e diversos jogos de desafios que estimulam o desenvolvimento cognitivo, a importância e a incorporação de regras, estimulam a memória, a atenção, a concentração, o raciocínio e a visão espacial, dentre outros.

2) Jogos cooperativos: são jogos que possibilitam o desenvolvimento de ações conjuntas visando alcançar um objetivo comum, onde todos possam vencer. Contribuem para a melhora dos relacionamentos interpessoais, para o desenvolvimento da criatividade e para encontrar soluções aos problemas comuns a todos. Promovem a união, o trabalho em equipe, o reconhecimento, o respeito pelas diferenças, valores como a cooperação, a convivência harmoniosa, o respeito pelo outro, a solidariedade e a fraternidade. Ajuda também estimulando o raciocínio rápido, visão espacial e a percepção.

3) Dinâmica de grupo: é uma ferramenta utilizada para promover a interação e integração do grupo, por meio de jogos, brincadeiras, exercícios e vivências de situações simuladas, possibilitando a expressão de cada elemento do grupo. Estimula a atenção, a percepção e o raciocínio.

4) Dança Circular: é uma prática que reúne vários tipos de danças tradicionais ou folclóricas de diferentes povos. Promove o trabalho em grupo, sem que se perca a individualidade. É inclusiva, acolhedora, traz leveza, alegria, harmonia, serenidade, faz emergir o respeito ao próximo, promove a integração, a socialização, as ativações físicas, mentais e emocionais. Estimula a coordenação motora, a flexibilidade, a orientação espacial e temporal, a lateralidade, a concentração e ativa a memória. É permitido errar os passos, mas os participantes vão corrigindo ao dançar, na medida em que se conectam consigo mesmos e com os outros.

Oferta de curso para grupos fechados

O programa está sendo ofertado na forma de curso para grupos fechados, para o público a partir da faixa de 50 anos de idade. Interessados devem entrar em contato pelo celular/whatsApp: (11) 98603-6158, e-mail: menteativa2018@gmail.com, facebook.com/pg/menteativa estimulação cognitiva.

(*) Erci Sales Dotta, formada em Psicologia, pós-graduada em Pedagogia da Cooperação e Metodologias Colaborativas, com atuação nos últimos 14 anos em projetos sociais do setor público.

 

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 2441 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento