Condição de saúde bucal, hábitos de higiene e necessidades de tratamento entre idosos na cidade de São Paulo

O contínuo crescimento das populações idosas é evidente ao redor do mundo, atribuída, geralmente, ao aumento atual da expectativa de vida. Dessa forma, o número de pessoas vivendo por mais anos aumenta. O mais importante desafio hoje é incrementar a qualidade de vida dos idosos, e a saúde bucal parece ter importante papel no bem-estar geral, intimamente relacionada a muitos aspectos da saúde geral e bem-estar.

Fernando Luiz Brunetti Montenegro, Silvana Papaléo Arcas, Marcel Hiratsuka *

 

Como exemplo, pacientes com saúde bucal ruim estão mais predispostos a apresentar pneumonia por aspiração do que aqueles que apresentam boa saúde bucal, pois as bactérias bucais podem ser aspiradas durante o sono ou alimentação e alcançar os pulmões.

Um estudo internacional realizado nos EUA, Polônia, Alemanha e Nova Zelândia concluiu que o atual grupo de idosos mais novos apresenta condição bucal melhor que a dos idosos mais velhos, mas suas condições de saúde bucal estão, mesmo assim, ainda longe do ideal. O edentulismo entre os de 65 a 74 anos variou de 23% nos EUA (em Baltimore) a 42% na Polônia (em Lodz), 29% na Alemanha (em Erfurt) e 50% na Nova Zelândia (em Christchurch).

Observa-se, no entanto, em alguns países, mesmo considerados mais desenvolvidos, o crescimento acelerado das populações idosas ocorre ainda em contexto de baixa atenção relativa aos seus cuidados, o que resulta em um acesso mais difícil aos serviços de saúde pública, incluindo os serviços de saúde bucal.

Leia o artigo na íntegra Aqui

*Fernando Luiz Brunetti Montenegro – Mestre e doutor pela FOUSP, coordenador Espec. Odontogeriatria NAPENSINO. E-mail: fbrunetti@terra.com.br. Silvana Papaléo Arcas – Especialista em Odontogeriatria pela ABO – SP. Marcel Hiratsuka – Médico geriatra pela FMUSP, responsável clínico CEDPES.

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 363 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento