Ciclo Vital + Comunidade: Receita de Bem Viver

Em fevereiro, mês do carnaval, pude vivenciar através da Alice o sentido dessa festa. Ela, integrante da escola de samba “Grêmio Recreativo Cultural Império do Parque das Águas”, chegava todos os dias com histórias diferentes sobre a organização do desfile de carnaval e da vivência comunitária.

 

ciclo-vital-comunidade-receita-de-bem-viverConfeccionavam a fantasia, já que a escola não possui muitos recursos ainda, em companhia de filhos, netos, vizinhos e amigos. Treinando o samba com o professor “Tio Caio”, ela chegava algumas vezes para trabalhar em minha casa sem ter dormido. Mas a disposição era enorme e o brilho do olhar ainda maior.

Em minha residência tenho o hábito de separar o lixo reciclável e nesses últimos meses todas as caixas de papelão separadas, eu levava até a casa dela e escutava “esta vai virar uma costeira da fantasia” ou “essa outra vai ser usada no carro”. E assim essa comunidade foi através do sonho transformando, reciclando e principalmente convivendo, interagindo e entrando em nossas vidas através desses relatos diários.

Chegou o dia do carnaval! Fomos à avenida, eu e minha filha. Surpreendidas por tudo! Pela organização, policiamento do local e principalmente pela alegria de todos que lá estavam. As caixas da minha casa estavam desfilando rebordadas de paetês e brilhos!

A comunidade das Águas mostrava, no sorriso ansioso da porta bandeira até a paz da ala das baianas, que estava pronta a desfilar a vida, o trabalho e com orgulho dando conta dos quesitos carnavalescos que a união produziu. Só assistimos essa escola e viemos embora como gostinho de quero mais.

Saí do sambódromo feliz, recarregada de esperança, de confiança e de que enquanto famílias como a da D. Toninha existirem, a vida tem sentido.

O Residencial Ciclo Vital é sempre um lugar de festas e no sábado após o carnaval, a escola campeã de solidariedade veio desfilar a alegria junto aos hóspedes. Vinte e cinco integrantes foram ao Ciclo.

A Bateria adentrou a nossa sala de estar com toda garra e força.

ciclo-vital-comunidade-receita-de-bem-viverMas idosos não gostam de barulho?

Eles não gostam do barulho de descriminação. Não gostam de ser segregados em quartinhos do fundo de uma residência onde adolescente não os respeitam. Eles gostam sim de viver e fazer parte da comunidade e do mundo.

Os hospedes caíram no samba! E também os funcionários e a direção. Alguns puderam realizar o sonho de desfilar em uma escola de samba, outros, dentro de suas possibilidades fizeram parte da bateria e puderam ter mais uma vivência diferente para relatar para a família ou simplesmente alegrar a alma.

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 2118 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento