China Tem Mais de 167 Milhões de Idosos e Faz Plano Quinquenal

A população de 60 anos ou mais chegou a 167 milhões na China no final de 2011. Para melhorar os serviços para o número crescente de pessoas da terceira idade o governo central está construindo um sistema de serviço social para elas de acordo com o 12º plano quinquenal (2011-2015), além de um projeto de emenda à lei dos direitos e interesses de cidadãos de terceira idade, finalizado recentemente.

 

Segundo declarações dadas à imprensa internacional por um funcionário de alto nível do Ministério dos Assuntos Civis, durante a 5ª sessão do 11º Comitê Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês (CCPPC), principal órgão legislativo, “um sistema de serviço compreensivo, sustentável, bem organizado e supervisionado de tamanho moderado, será estabelecido em 2015 de acordo com o plano, o primeiro do seu tipo que se tornou um plano estatal dedicado aos serviços para a população senil”. O funcionário acrescentou que as propostas dos conselheiros políticos e legislatores foram adotadas durante um processo de 10 anos, mas sem revelar o conteúdo do projeto.

Já no ano passado algo dessa lei já se vinha anunciando na mídia, como a obrigação dos filhos visitarem os pais idosos a fim de se combater o crescente abandono dos mesmos. Com essa lei os idosos chineses podem reclamar junto dos tribunais a atenção dos seus filhos. Essa medida foi tomada após vários casos de corpos de idosos serem encontrados semanas e meses depois.

Se isso acontece lá, país que tem a tradição de cuidar bem de seus idosos, imagine o que será por aqui daqui a alguns anos! A situação se agravou na China porque nos últimos anos milhares de chineses deixaram o campo rumo à cidade. Sós, os idosos passaram a ser vítimas da solidão e negligência, morrendo indignamente.

Referências

China finaliza projeto de emenda à lei para terceira idade. Disponível Aqui. Acesso em 7 de março de 2012.

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 306 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento