China melhora atendimento para enfrentar os 185 milhões de idosos

Nos últimos anos, para enfrentar o envelhecimento da população, o governo chinês tomou medidas e estabeleceu um sistema de serviço social promovendo o desenvolvimento do atendimento à terceira idade na China. Um funcionário do Ministério de Assuntos Civis da China anunciou que a China, desde 2002, vem enfrentando os desafios do envelhecimento da sua população. Atualmente a China tem185 milhões de idosos com mais de 60 anos, o que representa 13,7% da sua população total. Destes, 20 milhões têm mais de 80 anos. De acordo com informações da Rádio Internacional da China, o governo chinês começou a oferecer serviços de atendimento nas comunidades e casas.

 

Centros de serviços para idosos

O Ministério de Assuntos Civis vem investindo no envelhecimento desde 2001 e 2004, instituindo 32 mil centros conhecidos como “Casa de Estrela para Idosos” e estimulando as comunidades a criarem instituições de longa permanência e centros de saúde. Segundo informações da Rádio, a China já tem mais de 3.500 centros de serviços para idosos e 44 mil estações de serviços nas comunidades. Tais serviços permitem que os idosos permaneçam o máximo de tempo em suas casas ou usufruir de serviços que ficam próximos à sua residência.

Em declaração à imprensa internacional, o vice-diretor do departamento de serviços para idosos do Ministério de Assuntos Civis, Li Banghua, comentou que “os centros ajudam os idosos a fazer a limpeza de casa e os cuidados pessoais. Além disso, os centros da comunidade têm escolas e universidades para que a terceira idade enriqueça sua vida”.

O que se está fazendo

A China continua investindo na construção de 40 mil novos estabelecimentos de atendimento à terceira idade. Cerca de 2,5 milhões de idosos moram nesse tipo de instituição. Atualmente, um sistema de atendimento está sendo formado com base nos serviços domiciliares e nos serviços na comunidade. E mesmo tendo todo esse investimento, o Ministério de Assuntos Civis reconhece que seu país ainda não tem capacidade suficiente para enfrentar o envelhecimento populacional e nem tem recursos sociais e organizações para atender a demanda dos idosos.

Referências

Xu, Lucas (tradução). Sistema de atendimento à terceira idade é aperfeiçoado para enfrentar desafios. Disponível Aqui. Acesso em 3 de agosto de 2012.

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 336 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento