Centenários são homenageados em Imperatriz do Maranhão

As entidades organizadoras prepararam para cada pessoa centenária um certificado, homenageando-a pela longevidade e sua participação na vida da cidade. A equipe visitou e entregou o certificado a 9 pessoas com mais de 100 anos de idade.

 

Entre os nove homenageados, seis são do Maranhão, dois do Ceará, e um do Piauí.

Homenageados

O Sr. Agostinho da Rocha Veloso, nascido em 28 de agosto de 1910, em Santo Antonio de Lisboa (PI), é lavrador, casou-se duas vezes e teve 15 filhos. Ele foi o primeiro a receber a visita da equipe da Secretaria.

A segunda homenageada foi a Srª Maria de Jesus Pereira da Silva, é uma das mais idosas visitadas pela equipe, com 105 anos de idade. Ela nasceu em 28 de fevereiro de 1907, em Várzea Alegre (CE). Viúva, sem filhos, vive sozinha, ativa e vendendo leite na porta de sua casa. É independente e anda pelas ruas de sua cidade resolvendo seus assuntos.

A Srª Nuvendora dos Santos Barros nasceu em 06 de março de 1910, em Grajaú (MA). A Srª Aminta Bernardina da Silva, nascida em 18 de maio de 1910, em Saboeiro (CE). Vive com seu neto Arimateia, que se dedica com muito amor e atenção a ela.

A Srª Antonia Bezerra Moraes nasceu em 14 de setembro de 1910, no município de Caxias (MA). O Sr. Remídio da Costa Ribeiro, conhecido por “Seu Pedro”. Lavrador, nasceu em 29 de junho de 1912, na cidade de São João dos Patos (MA).

O Sr. José Bispo Ribeiro, conhecido como José Telha, nasceu em Barão de Grajaú (MA), em 06 de janeiro de 1912. Casado com Dona Laura Holanda Ribeiro teve 15 filhos e vivem juntos até hoje. No dia 26 de julho, eles completaram 76 anos de união.

Sr. José Furtado dos Santos, nascido em 04 de novembro de 1911, em Brejo Anapurus (MA). Casado com a Srª Auta Assunção dos Santos, falecida em 2009. Teve 10 filhos, seis homens e quatro mulheres.

A Sra. Antonia Benta de Lucena, nascida em 12 de junho de 1904. É maranhense de Pastos Bons. Lavradora, quebradeira de coco babaçu e, com as amêndoas preparava azeite, leite e sabão. Teve 7 filhos.

Referências

PASTORAL DA PESOA IDOSA. “Homenagem aos centenários”. Disponível Aqui. Acesso em 15/08/2012. Fotos: Pastoral da Pessoa Idosa

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 326 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento