Casa de Clara: 15 anos de respeito e valorização à pessoa idosa

Com valsa, coral, rap, danças e comes e bebes, mas também, com indignação e reivindicação pelos direitos do idoso, no próximo dia 13 de agosto, o Serviço Franciscano de Solidariedade, Sefras comemora os 15 anos do Centro de Convivência e Apoio ao Idoso, Casa de Clara. Localizado no bairro da Bela Vista, Centro de São Paulo, o serviço tem como objetivo contribuir para o envelhecimento ativo e saudável, por meio da ocupação e convívio entre os idosos. Além disso, trabalha na prevenção ao isolamento com a realização, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h de atividades sócio-educativas e formação e articulação política para o idoso.

 

 

Casa-de-claraAtualmente a Casa de Clara atende semanalmente cerca de 120 idosos que vem de várias localidades da Grande São Paulo para participar das atividades. São oferecidas diversas oficinas, como: youga, canto coral, informática, dança de salão, formação política e cidadã, atividades de cultura e lazer, entre outras. 
De acordo com a assistente social do serviço, Nelcicleide Cruz, a Casa de Clara é reconhecida pela Rede de Proteção e Defesa do Idoso de São Paulo, como um case de sucesso no atendimento a esta categoria. “Oferecemos o atendimento integral à pessoa idosa. Ela passa o dia em convívio, aprendizado e formação, além disso, tem a possibilidade de se alimentar. Buscamos realizar uma acolhida com respeito e valorização”, explica.

Após muitas reformulações das diretrizes da Casa, hoje o plano de trabalho tem como proposta a participação e articulação política e por isso, estão inseridos nos espaços de monitoramento, discursões e fóruns direcionados as questões da pessoa idosa. Como resultado dessa articulação, hoje a serviço possui um participante, como conselheiro, no Grande Conselho Municipal do Idoso da Cidade de São Paulo, que fiscaliza as políticas de atendimento à população idosa.

História 
 A Casa de Clara iniciou suas atividades no ano de 1996, por intermédio do Frei Walter Ferreira Júnior, (Ordem dos Frades Menores – OFM) que incentivou aos assistidos, idosos e gestantes, da paróquia do Largo São Franciscano, no Centro de São Paulo, a se reunirem em um espaço próprio para a realização de atividades com artesanatos. Quando foram transferidos para a casa que servia como Centro Pastoral da Paróquia de São Francisco, no bairro da Bela Vista (onde atualmente funciona o serviço) inicialmente não eram apenas idosos que faziam parte do público atendido, mas também, gestantes e crianças acompanhadas pelas mães. 
No ano 2000, com a organização dos projetos sociais da Província Franciscana, o serviço recebeu o nome de Casa de Clara e em 2007 passou a ter como diretrizes a Política Nacional de Assistência Social e para isso priorizou como público alvo, a pessoa idosa.

Sefras

O Serviço Franciscano de Solidariedade – Sefras – é uma rede de serviços e projetos sociais coordenados pelos frades da Província Franciscana da Imaculada Conceição, presente em cinco estados do Sul e Sudeste do Brasil. O Sefras se fundamenta nos direitos humanos e ecológicos, a partir dos princípios cristãos e franciscanos, na busca pela superação da desigualdade social.

Serviço

A festa sera dia 13 de agosto de 2011, a partir das 9h, na Rua Riachuelo, 268 – (Salão São Francisco) – Centro de São Paulo

Fonte: Assessoria do Sefras: Acesse Aqui 

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 2441 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento