Blogs

Os BLOGs aqui apresentados são de responsabilidade de profissionais convidados pelas suas práticas junto ao segmento idoso assim como seu comprometimento quanto a construção da cultura da longevidade em suas mais diversas dimensões. Estes espaços vão desde compartilhamento de experiências e desafios sobre nosso longeviver até a disseminação de conhecimento científico.

 

60+saúde

Este blog é para se pensar sobre nosso longeviver: os cuidados e as formações dos profissionais, assim define a médica Maria Elisa Gonzalez Manso, que é Mestre em Gerontologia Social e Doutora em Ciências Sociais pela PUC SP. Neste espaço ela, mais Nélio Borrozino (Enfermeiro, especialista em Informática em Saúde, graduando em Direito e Mestrando em Gerontologia pela PUC-SP) e Andréia Osti (Enfermeira e Mestranda em Gerontologia pela PUC SP) escrevem sobre experiências médicas que soam como um alerta para um cuidado humanístico, mais acolhedor. O blog trata ainda de questões relacionadas à promoção da saúde e prevenção de doenças, sempre com ênfase em um envelhecimento ativo e saudável.

Maria Elisa Gonzalez Manso   Nélio Borrozino Andréia Osti

 


 AMPID

Este Blog, chamado AMPID, tem como objetivo contribuir para o diálogo social e a promoção dos interesses dos idosos e pessoas com deficiência. Será a voz da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público de Defesa dos Direitos dos Idosos e Pessoas com Deficiência – AMPID, criada para promover e defender os direitos das pessoas idosas e das pessoas com deficiência e que tem atuação em âmbito nacional desde 2004. O espaço será coordenado por seu presidente (gestão 2017-2019), Alexandre de Oliveira Alcântara, Promotor de Justiça – Ministério Público do Estado do Ceará (17ª Promotoria de Justiça Cível – Núcleo do Idoso e Pessoa com Deficiência), e Professor da Escola Superior do Ministério Público do Estado do Ceará- ESMP, e por Luiz Cláudio Carvalho de Almeida, Promotor de Justiça titular da Promotoria de Justiça de Proteção ao Idoso e à Pessoa com Deficiência do Núcleo Campos dos Goytacazes (Rio de Janeiro) e também membro da AMPID. Os  conceitos e posicionamentos emitidos nos textos publicados neste espaço são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, a opinião da AMPID nem dos responsáveis em administrar este Blog.

 

 


Aprender é viver

Este Blog “Aprender é viver”, está sob a responsabilidade do jornalista, bacharel em Psicologia e editor Mário Lucena, quem escreve através de Manuel de Barro – madeirense, torcedor do Nacional, economista com mestrado em Coimbra e doutorado em Aveiro, aposentado, viúvo, pai de dois filhos e avô de duas netas (gêmeas) e um neto -, português de meia viagem e brasileiro de coração. Mário Lucena narra sua experiência na USP-Butantã e na EACH (USP-Leste), como estudante da UnATI, Universidade Aberta à Terceira Idade, a partir de seu personagem Manuel de Barro.

 

 

 

 


Descomplicando o orçamento

O Blog “Descomplicando o Orçamento”, sob a responsabilidade de Luiz Carlos Betenheuser Júnior, pretende ser um canal de comunicação com pessoas interessadas em saber mais sobre políticas públicas, controle social e gestão orçamentária. A proposta tem como premissa abordar esses temas numa linguagem acessível, incentivando mais brasileiros e brasileiras a se interessarem pela temática orçamentária, algo que interfere diretamente durante todas as etapas da vida. Nele, serão apresentadas algumas experiências vivenciais de quase 30 anos de setor público (25 deles na área financeira), na Prefeitura de Curitiba, além dos últimos cinco anos atuando em Conselhos Municipais da área de assistência social (o de Assistência, o dos direitos de Criança e do Adolescente e o dos direitos das Pessoas Idosas). A proposta deste canal também é o de interagir com os leitores (que poderão enviar mensagens eletrônicas para o endereço blogluiz@gmail.com), trocando ideias de temas, explicando pontos de vistas, ouvindo sugestões e críticas. Este espaço também será usado para divulgar pesquisas acadêmicas do grupo de Políticas Públicas da UFPR, a convite do professor Huáscar Fialho Pessali, do qual o responsável por este blog faz parte.

 

 

 

 


 

Direitos do Longeviver

Este Blog “Direitos do Longeviver”, está sob a responsabilidade de Natalia Carolina Verdi – advogada, bacharel em direito, Especialização em Direito Médico, Odontológico e Hospitalar e Mestranda em Gerontologia Social pela PUC-SP. Tem como objetivo trazer à discussão questões relacionadas aos direitos dos idosos nas mais variadas ordens. Elas são abordadas de maneira simples e objetiva, visando esclarecer sobre o emaranhado de direitos que tocam à pessoa idosa. Abordam-se reflexões acerca de temas variados, muitas vezes em vigência, mas desconhecidos do grande público, ou ainda por estarem em discussão midiática, mas de maneira superficial ou distorcida do que a lei realmente traz como norma a ser seguida. O Blog fica totalmente aberto às críticas, às sugestões ou às dúvidas, sempre almejando aclarar de maneira cada vez mais satisfatória os temas por ele abordados.

 

 

 

 


Escutas

Eliana Novaes Procopio de Araujo é psicóloga, mestre em Gerontologia pela PUC-SP, especialista em Gerontologia pela SBGG e doutoranda em Ciências da Saúde pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Desenvolve trabalho na área de psicogerontologia e atende pessoas na construção de projeto de vida, atividade psicoterapêutica e de orientação a adultos, idosos e familiares. Consultora em serviços psicogerontológicos a instituições de longa permanência e em centros-dia. Desenvolve reabilitação psicocognitiva nos casos de demência, orientação de cuidadores e familiares. É autora do livro: Práticas psicogerontológicas nos cuidados de idosos (editora Juruá, 2012). E-mail: eliananovaespa@hotmail.com

Eliana Novaes Procopio

 


Gerontoblog

Sob a responsabilidade de Beltrina Côrte, Luciana Helena Mussi e Ruth G. da Costa Lopes, este Blog visa disseminar conhecimento científico produzido na PUC-SP a partir de cursos de graduação, especialmente Psicologia, além do mestrado em Gerontologia e eventos diversos, como os que são produzidos pelo Núcleo de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento (Nepe). A ideia é popularizar as produções acadêmicas sobre nosso longeviver, levando para a sociedade em geral informações qualificadas.

Beltrina Côrte Ruth G. da Costa Lopes 

 


Espaço dialógico e reflexivo sobre Práticas

O “Espaço dialógico e reflexivo sobre Práticas” está sob a responsabilidade de um Grupo de Pesquisadores altamente qualificado. O seu funcionamento é simples:  um Pesquisador, estudioso de uma temática, traz uma questão para reflexão e oferece um texto para nortear a discussão que acontece na perspectiva da interdisciplinaridade. O Espaço é gerenciado de forma Colegiada e conta com os seguintes Pesquisadores: Áurea Soares Barroso (responsável pela supervisão), Carlos Eduardo Panfilio, Diego Miguel, Glaucia Destro de Oliveira, Henrique Salmazo, Ivanaldo Oliveira dos Santos Filho, Karla Cristina Giacomin, Lucia Secoti, Marisa Accioly R. C. Domingues, Mônica Rodrigues Perracini, Rosamaria Rodrigues Garcia, Rubens Amaral, Tatiane Andrade, Wilson Pedro e Wilson Sabino. Aguardamos sugestões de temas para debates. Participe, convide seus colegas para interagirem desta Roda de Conversa que acontece na perspectiva da interdisciplinaridade. Segundo Japiassu, no livro Interdisciplinaridade e patologia do saber (Editora Imago, 1976): “A interdisciplinaridade é chamada a postular um novo tipo de questionamento sobre o saber, sobre o homem e sobre a sociedade. Não se trata de postular uma nova síntese do saber, mas sim, de constatar um esforço por aproximar, comparar, relacionar e integrar os conhecimentos”.

              

 


 

Modos de Vestir

Suely Tonarque, psicóloga, mestre em Gerontologia e ampla experiência do mundo da moda brasileira, reflete neste espaço sobre o corpo que envelhece, a longevidade e as mais diversas vestimentas de diferentes regiões brasileiras, mostrando assim a importância dos modos de vestir na saúde, beleza e bem estar de longeviver.

Suely Tonarque

 


 

Poética da Velhice

Cristiane Tenani Pomeranz é Arteterapeuta e mestre em Gerontologia pela PUC-SP.
Idealizadora do Projeto Faça Memórias que trabalha a Arte e o afeto como estímulo de pensamento aos idosos com problemas de esquecimento e do Atelier Arte&Inclusão que faz uso da Arteterapia a favor das pessoas com deficiência. Entusiasta da Vida, aposta na Arte como meio de explicar e resignificar velhices.
Clarificar a Gerontologia sob a ótica da Arte é a proposta deste Blog.

 

 

 

 


Recorda-me

Simone de Cássia Freitas Manzaro (Psicóloga), Nathalia Cristina Manzaro Pagliarini (Jornalista), Karina Bantin (Nutricionista), Fabiana Satiro de Souza (Gerontopedagoga) e Ana Cristina Curi (Psicóloga) narram sua atuação profissional dentro do âmbito do envelhecimento fragilizado e dissertam sobre o tema a partir de experiências e reflexões pessoais, destacando o cuidado humanizado e as diversas faces de intervenção deste contexto.

    Ana Cristina Curi

 


REPRINTE

A Rede de Programas Interdisciplinares em Envelhecimento – REPRINTE, consolidada oficialmente em outubro de 2017, integra os programas de pós-graduação que têm como problema de pesquisa o envelhecimento, objetivando intercâmbios, compartilhamentos e fortalecimento de objetivos e/ou temáticas comuns.

 

 

 

 

Velhicidade

Velhicidade é um espaço para compartilhar experiências e desafios de três profissionais de Saúde: Gabriela C. de A. Goldstein (Fisioterapeuta), Fabiana Petito (Psicóloga) e Mariana Bongiorno (Nutricionista). Queremos inspirar e sensibilizar o leitor para questões inerentes ao envelhecimento, desmistificando pré conceitos e oferecendo informações para lidar com situações diversas do cotidiano de quem já está nesta fase ou de quem quer saber um pouco mais sobre ela.

Gabriela C. de A. Goldstein Fabiana Petito Mariana Bongiorno