Besse Cooper, a mais velha do mundo

A americana Besse Cooper (foto), com 114 anos, é a mais velha do Mundo. Seguem-se a japonesa Chiyono Hasegawa e a italiana Venere Pizzinato-Papo, também com 114 anos. A pessoa mais velha da Península Ibérica, a portuguesa Maria Luiza Nunes da Silva, com 113 anos, é a 14ª mais velha do Mundo. 

Débora Carvalho *

De acordo com os investigadores do Gerontology Research Group, que estudam a longevidade, as mulheres vivem mais tempo do que os homens. Prova disso é a lista, elaborada pelo grupo, de 87 supercentenários (pessoas com 110 anos ou mais) de todo o Mundo, onde há apenas seis pessoas do sexo masculino.

A supercentenária portuguesa Maria Luiza Nunes da Silva nasceu em 1898 no Porto, em Portugal. Ela teve três filhos, 12 netos, 41 bisnetos e 14 trinetos. É viúva desde 1972 e reside num lar em Lisboa. A família tem preservado sua imagem, não permitindo sua divulgação, pelo que não são conhecidas fotografias desta supercentenária.

O homem mais velho do mundo é o japonês Jiroemon Kimura, que detém o 6º lugar, com 114 anos. Os japoneses são os campeões da longevidade, com 33 supercentenários.

Nesta lista do Gerontology Research Group, não consta, neste momento, mais nenhum nome português.

Fonte: Correio da Manhã. Foto: Divulgação. Acesse Aqui

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 335 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento