Autopercepção da condição bucal e sua influência na vida conjugal do idoso

Os idosos ainda são caracterizados pela prevalência de edentulismo, cáries, doença periodontal e o uso de próteses totais. Sendo a estética e a saúde bucal elementos de impacto nas relações humanas, sentimentos de inferioridade, timidez e dificuldades, tanto no convívio social quanto nas manifestações de afeto podem ocorrer em indivíduos que não estão satisfeitos com suas características bucais.

Cristina Gonçalves, Caroline Magalhães Alcântara, Lorena Cristina Salgado Dias, Valquiria Gonçalves Pereira, Suely Maria Rodrigues e, Carlos Alberto Dias *

O objetivo deste trabalho foi identificar a influência que a autopercepção da saúde e estética bucal exerce na vida conjugal dos idosos.

A amostra foi composta por 50 indivíduos, estado civil casados, com idade média de 67,7 anos, atendidos na Clínica de Odontogeriatria da Universidade Vale do Rio Doce – UNIVALE, ano de 2007. Para a coleta de dados foi utilizado o Índice Geriátrico para Avaliação de Saúde Bucal (GOHAI) e uma Entrevista Psicológica desenvolvida para este estudo.

Os resultados demonstraram que, quanto ao sexo, sobressaíram os homens (58,3%) em relação às mulheres (41,7%). Em relação à estética, 45,8% se sentiram insatisfeitos. Grande parte dos idosos (66 %) relatou possuir vida sexual ativa, para os quais a saúde bucal (precária para 67,7%) interfere nos momentos de afeto, e afirmaram ainda estarem insatisfeitos com sua estética bucal.

Segundo um entrevistado “Porque o mau cheiro faz ter vergonha pra tudo”outros afirmaram: “sente envergonhada e atrapalha na hora de carinho e beijar”, “ boca murcha é ruim de beijar” “a estética é muito importante”. Pode-se concluir que a condição de saúde e estética bucal são percebidas pelos idosos, geram insatisfação e interfere em suas relações afetivas.

*Cristina Gonçalves e Caroline Magalhães Alcântara – Discentes do Curso de Odontologia da FACS/UNIVALE. Lorena Cristina Salgado Dias e Valquiria Gonçalves Pereira – Discentes do Curso de Psicologia da FHS /UNIVALE. Suely Maria Rodrigues – Docente responsável pelo Estágio Supervisionado em Odontogeriatria da FACS/UNIVALE. Carlos Alberto Dias – Docente do curso de Psicologia. Apresentação oral no VI Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica da FACS/UNIVALE e Painel apresentado no XV Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica da UFOP. E-mail: cristinagoncalves12@yahoo.com.br

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 1764 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento