Atenção odontológica para idosos em unidades de internação

O objetivo geral da intervenção odontológica é melhorar a condição bucal do paciente idoso, proporcionando-lhe uma melhor qualidade de vida. Melhora da higiene oral com consequente redução da carga microbiana.

Fernando Luiz Brunetti Montenegro, Leonardo Marchini, Carlos Eduardo Manetta

Com base em extenso levantamento bibliográfico, Montenegro e Gonçalves salientam a importância de uma limpeza bucal adequada na prevenção de doenças respiratórias, em especial nas pneumonias, em pacientes acamados e institucionalizados.

Reforçam a importância da higienização constante e adequada das próteses dentárias e da porção posterior da língua, bem como dos dentes e rebordos alveolares, a fim de prevenir a extensa proliferação bacteriana observada nesses pacientes.

Por outro lado, segundo Nicolau et al., a saliva desempenha um importante papel na manutenção das condições fisiológicas normais dos tecidos orais por ter funções como a limpeza da boca, a pré-solubilização de substâncias dos alimentos, a formação do bolo alimentar, a facilitação da mastigação e da deglutição, a lubrificação das mucosas, a facilitação da fala, a proteção dos dentes, a ação digestiva e antimicrobiana, as quais são fundamentais não só ao meio bucal per se, mas para todo o sistema digestivo.

Além disso, a ausência de fluxo salivar normal pode favorecer o aparecimento de candidíase bucal, exacerbar sintomas de mucosites, mudar o gosto dos alimentos, causar sensação de queimação bucal e provocar o surgimento de cáries rampantes.

A saliva também é importante no controle complementar da hipertensão e do diabetes. Segundo Brunetti e Montenegro, mesmo quando os pacientes são conscientes de suas doenças usam mais sal ou açúcar que o necessário em sua dieta por não sentirem precisamente o gosto dos alimentos. Isso ocorre porque boa parte das papilas da língua pode estar recoberta por restos de alimentos (saburra) ou o indivíduo ingere medicamentos que provocam a diminuição da fabricação de saliva, que também ajuda a limpar as papilas gustativas (localizadas na porção posterior da língua), os tecidos moles, as próteses e os dentes naturais remanescentes. Essa situação pode ser agravada quando o paciente realiza muitos bochechos com líquidos antissépticos.

Leia o artigo na íntegra Aqui

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 2388 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento