As verdades sobre o envelhecer

Navegando pela internet, muito se vê sobre os famosos e tão comentados “Mitos da terceira idade”. O que não faltam são dicas, conselhos e outras palavrinhas de conforto sobre como enfrentar esta tão complexa e assustadora (para alguns) fase da vida. Porém, entre tantas afirmações sobre uma fase que ainda está por vir e ameça homens e principalmente as mulheres, fica difícil separar o que é verdade do que é apenas mito em relação à terceira idade.

 

Dentre tantas matérias, selecionamos esta, assinada por Alessandra Dias, que traz como título 5 mitos sobre a terceira idade alguns a respeito dessa época da vida e procuramos entender o que pensam as pessoas “sobre a(s) verdade(s) do envelhecer”.

Mito 1: As mulheres temem a terceira idade
“Apesar de parecer que muitas mulheres sofrem com o pensamento de chegar à terceira idade, na verdade a maioria encara isso como um desafio e uma nova oportunidade para mudanças.
O maior medo na realidade é dos sinais de envelhecimento, porém estes já se sabe que podem ser controlados com cuidados na saúde e alimentação.”

Não é possível afirmar o que pensa a maioria das mulheres. São tantas questões implicadas neste processo que chega a ser arrogância avaliar como as pessoas, de maneira geral, sentem e pensam o envelhecer. E isto tudo varia muito, a depender da fase e do momento de vida em que o indivíduo se encontra. Quanto aos sinais de envelhecimento, não há como evitá-los. Para mais ou para menos e com todos os cuidados possíveis eles (os tais sinais) estão aí e com os anos, cada vez mais presentes.

Mito 2: Envelhecer é um processo deprimente
“Especialistas afirmam que pessoas na terceira idade podem ter sim uma vida muito feliz, ativa e saudável – basta querer e não temer essa fase. Manter-se bem alimentada e praticar exercícios físicos, bem como manter atividades sociais regulares ajuda a combater os momentos menos animados da terceira idade e pode ser um grande aliado à qualidade de vida. Estudos mostram que pessoas na terceira idade que sofrem de depressão estão mais propensos à doenças e à morte, portanto mesmo os mais sutis sinais da depressão devem ser diagnosticados e tratados o quanto antes para que a terceira idade seja muito mais agradável e duradoura.”

Afinal, envelhecer não significa fim. Envelhecer é processo de vida que tem seu início quando nascemos. Aniversários são sinais de envelhecimento comemorados e porque não seriam! Se brindamos a passagem dos anos querendo mais anos de vida, temos que nos preparar com projetos de vida para que esta continue valendo a pena…

Mito 3: Não existe sexo na terceira idade
“Uma pesquisa comprova que a qualidade da vida sexual depende muito mais da saúde dos indivíduos do que de suas idades. Mulheres com a saúde defasada afirmaram ter a vida sexual muito menos ativa, enquanto as saudáveis afirmaram ter relações sexuais mais regulares – segundo os dados deste estudo. Contudo, independente da idade, é essencial se prevenir das doenças sexualmente transmissíveis por meio do uso de preservativos.”

Sexo é bom e todos gostamos e em todas as fases da vida. Muitas mulheres brincam entre elas dizendo que “faz bem para a pele”. Elas tem razão. A pele mostra através de seu brilho e vigor a transparência do amor, do sexo, quem sabe. Mostra que as pessoas continuam sendo desejantes.

Mito 4: Se você não malhou quando era nova, não adianta começar na terceira idade
“Isso não passa de um mito. É claro que quanto mais cedo você começar as atividades físicas, melhor será. Porém isso não significa que se você começar na terceira idade isso não vai adiantar coisa alguma. É muito importante se exercitar, mesmo na terceira idade e mesmo não tendo praticado nenhuma atividade física antes dessa fase da vida. Manter-se fisicamente ativa também ajuda a te manter saudável e com aspecto mais bonito e jovial. Portanto, nada de desculpas. Melhor começar na terceira idade do que nunca começar.”

Atividade física tem muito a ver com disciplina. Os benefícios são indiscutíveis, mas é importante considerar que as pessoas que nunca praticaram exercícios com regularidade encontram uma dificuldade enorme em começá-los nesta fase da vida, pode até ser algum tipo de resistência, não importa, mas o que não pode é virar obrigação. A vida deve ser praticada com prazer e cada pessoa pode encontrar seu próprio caminho de satisfação, seja na academia levantando peso, na caminhada diária, na dança dos finais de semana ou até no amor.

Mito 5: As dores são inevitáveis na terceira idade
“Achar que toda pessoa na terceira idade sofre com dores, especialmente aquelas causadas pela artrite, não passa de um mito. Há muito que se pode fazer durante a vida adulta para evitar essas dores no futuro. Alguns desses cuidados que você pode tomar para evitar dores no futuro, incluem, perder peso, usar roupas confortáveis, usar calçados anatômicos na numeração correta e não exagerar em exercícios que forçam muito os joelhos e outras articulações. Estudos revelam ainda que mulheres que se exercitam tem menos chances de ter artrite na terceira idade, portanto exercitar-se regularmente é essencial.”

Mitos apresentados, verdades e não verdades discutidas, assim lidamos com a dúvida da escolha a fazer e no que, exatamente, acreditar. Então, fica a dica: siga seu momento. Sabe aquela fração de segundo em que tudo parece possível e verdade? Um breve atalho, uma chance para respirar e acreditar na vida que você escolher.

Referências
DIAS, A. (2012). 5 Mitos sobre a terceira idade. Disponível Aqui. Acesso em 11/01/2012.

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 336 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento