Altos custos e poucos recursos não desanimam voluntários de instituição para idosos em Bicas (MG)

A Instituição de Longa Permanência para Idosos chamada Lar Cristão Paulo de Tarso, localizada em Bicas (MG), é um retrato do que acontece em muitas instituições filantrópicas por este país afora. Mantida por uma associação cristã que depende da solidariedade da região, a ILPI tem muitos gastos, entre eles a compra de fraldas, necessária para o cuidado aos idosos acamados. 

Conceição De Souza/Equipe Portal

 

altos-custos-e-poucos-recursos-nao-desanimam-voluntarios-de-instituicao-para-idosos-em-bicasA Associação Cristã São Paulo, fundada em 22 de março de 1942 é uma instituição filantrópica responsável pela manutenção do Lar Cristão Paulo de Tarso, que foi construído e inaugurado em outubro de 1967, a partir da iniciativa e trabalho de um grupo de trabalhadores do Centro Espírita Francisco de Assis, na cidade de Bicas, localizada na zona da mata de Minas Gerais. Dentro deste contexto, a instituição sempre conviveu com muitas lutas e dificuldades, contando com a colaboração da sociedade e doadores em geral.

Atualmente O Lar Cristão mantém em regime de abrigo 24 idosos de ambos os sexos, alguns deles sem autonomia motora, provenientes de Bicas e das cidades vizinhas. Dos 24 moradores, 10 são acamados, isto é, são o que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Resolução RDC Nº 283, de 26/09/2005) define de grau de dependência III: “idosos com dependência que requeiram assistência em todas as atividades de autocuidado para a vida diária e ou com comprometimento cognitivo”. Portanto, estes 10 fazem uso de fraldas diariamente, o que ocasiona um custo alto para a instituição. Considerando a necessidade das trocas, cada idoso utiliza um pacote de fraldas Biofral por dia.

altos-custos-e-poucos-recursos-nao-desanimam-voluntarios-de-instituicao-para-idosos-em-bicasA escolha da fralda é pela qualidade, porque não adianta nada usar fraldas muito baratas que vazam e não dão conforto, além de aumentar a mão de obra com mais trocas e lavagem de roupas de capa.

Há algum tempo alguém quis doar para o asilo uma máquina para fazer fraldas, que não foi aceito porque além da instituição não ter gente capacitada para realizar o trabalho, não conseguiria o material necessário na região para confeccionar fraldas que fossem de boa qualidade.

A manutenção financeira do Lar Cristão depende de pequenas doações de pessoas da comunidade e dos benefícios de prestação continuada estabelecido pela LOAS (Lei Orgânica de Assistência Social) recebidos mensalmente por alguns idosos.

O Lar Cristão conta também com a ajuda de um grupo de voluntários que todo 2º sábado de cada mês, saem pelas ruas da cidade com sacolas angariando mantimentos não perecíveis junto à comunidade local, executando o que recebeu popularmente o nome de “Campanha do Asilo”.

altos-custos-e-poucos-recursos-nao-desanimam-voluntarios-de-instituicao-para-idosos-em-bicasEm virtude do Estatuto do Idoso e de novas exigências legais, será preciso reformular o espaço físico, que é antigo, criando-se um local melhor para os residentes e melhorando a operacionalização para o atendimento. Muitas mudanças precisam ser feitas no sentido de adequar a instituição para obter seu registro junto à vigilância sanitária e ao Corpo de Bombeiros.

A Associação vem buscando captar recursos humanos voluntários e recursos materiais para custear reformas necessárias para se adequar às exigências do Estatuto do Idoso e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que classifica o Lar como sendo uma Instituição de Longa Permanência para idosos (ILPI) e a tipifica na modalidade de atendimento de alta complexidade, já que garante a proteção integral: moradia, alimentação, higienização e trabalho protegido a idosos que se encontram em situação de violação de direitos.

Para o atendimento diário aos moradores o Lar Cristão conta com alguns voluntários amorosos e cuidadosos que atuam junto aos idosos em dias específicos, com o banho, lanche da tarde, corte de cabelo e unhas, etc. Também conta com 10 funcionários dedicados, cientes de suas responsabilidades e compromissados com seus deveres junto àqueles que estão desamparados, mas que por meio deste trabalho conseguem ter alguma cidadania e conforto humano.

altos-custos-e-poucos-recursos-nao-desanimam-voluntarios-de-instituicao-para-idosos-em-bicasSão desenvolvidos junto aos idosos vários projetos como, cultivo de flores e ervas aromáticas, oficinas de arte, artesanato, Karatê, jogos recreativos, passeios, música e outros projetos para a terceira idade. São realizadas anualmente festas comemorativas no Natal, Páscoa, aniversários, festa junina, almoços beneficentes, forrós, passeios, dia das mães, carnaval, missas e cultos religiosos, participação em eventos.

As visitas aos moradores acontecem toda quarta-feira das 13h às 15h e aos domingos das 13h às 16h.

A partir de 2005 iniciaram-se projetos que evidenciam as melhorias físicas e sociais em beneficio de seus moradores, como terraplanagem, revitalização do açude e jardim, reforma e construção de uma nova cozinha, refeitório e anexo, além de lavabo, área externa, dispensa, sala de convivência interna e externa e reforma do muro. Estas melhorias podem ser observadas em uma apresentação de slides postado no YouTube, no link https://www.youtube.com/watch?v=MwDARisQZF4.

Num país, onde a população idosa encontra-se cada vez maior, tornam-se urgentes ações que garantam condições de vida digna a este grupo de nossa sociedade.

altos-custos-e-poucos-recursos-nao-desanimam-voluntarios-de-instituicao-para-idosos-em-bicasO artigo terceiro do Estatuto expõe: “É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária”. E é isso que os voluntários do Lar Cristão Paulo de Tarso estão fazendo. E por isso o lema tem sido uma frase de Gibran Khalil Gibran: “É belo dar quando solicitado, É mais belo porém, Dar sem ser solicitado, Apenas por haver compreendido.”

Diretoria

Fazem parte atualmente da diretoria da Associação Cristã São Paulo, mantenedora do Lar Cristão Paulo de Tarso, os seguintes voluntários:

Rozane Gomes Aleixo (presidente)

José Carlos Batista Leite (vice-presidente)

Neuzélia de Sousa Ramos Fernandes (1. tesoureiro)

Maria José Casarim Leite (2. tesoureiro)

Rita de Cássia Souza Ladeira Marques (1. secretária)

Heloisa Gomes Aleixo (2. secretária)

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 2118 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento