A eternidade dos pioneiros

Ninguém que teve a oportunidade de conviver com Dona Cida vai esquecer a sua figura, sempre altaneira nos seus 89 anos, apesar das suas dificuldades, e nem da sua risada alegre ou da sua expressão valente quando na defesa das suas ideias e propostas. Nem poderia ser de outra forma, pois há mais de 20 anos ela tem participado dos movimentos ligados às atividades em defesa da “terceira idade” e de toda a população de Caraguatatuba (SP): Associação dos Aposentados, Universidade da Terceira Idade, Conselho da Condição Feminina, da Saúde, do Idoso e outros movimentos comunitários.

A partir do dia 25/02/16, com a posse do novo Conselho Municipal do Idoso de Caraguatatuba, ocorrida na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso- SEPEDI (foto), uma das pioneiras na defesa dos interesses e dos direitos da população de mais idade, Maria Aparecida Waack, deixou o cargo de Presidente desse Conselho, o qual vinha exercendo há vários anos com muito entusiasmo, dedicação e comprometimento.

Não poderá também continuar fazendo parte do colegiado do Conselho, conforme determina a legislação municipal existente. Mas ela continuará sempre fazendo parte das nossas lembranças e das suas oportunas considerações.

Com certeza, ninguém que teve a oportunidade de conviver com Dona Cida, como é carinhosamente chamada, vai esquecer a sua figura, sempre altaneira nos seus 89 anos, apesar das suas dificuldades, e nem da sua risada alegre ou da sua expressão valente quando na defesa das suas ideias e propostas. Nem poderia ser de outra forma, pois há mais de 20 anos ela tem participado dos movimentos ligados às atividades em defesa da “terceira idade” e de toda a população de Caraguatatuba: Associação dos Aposentados, Universidade da Terceira Idade, Conselho da Condição Feminina, da Saúde, do Idoso e outros movimentos comunitários.

a-eternidade-dos-pioneiros-foto-1
Na foto, a secretária do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e do Idoso SEPEDI, Rita Canuto (Assistente Social) e Cida Waack – Presidente do Conselho do Idoso na passagem do cargo aos novos integrantes gestão 2016 a 2018.

Sempre disposta a colaborar com seus amigos e com a melhoria da qualidade de vida de Caraguatatuba, Dona Cida tem sido, ao longo de sua vida, um exemplo de cidadania e do protagonismo que um idoso pode oferecer à sua comunidade.

É importante destacar que por onde Dona Cida passa provoca admiração dos mais jovens que enxergam nela um exemplo a ser seguido para também tornarem-se cidadãos de atitude e com participação social e luta por um mundo melhor e mais justo. Viver de forma passiva não fez parte da sua vida. Ela tanto se dedicou e se dedica pelo seu ideal que é melhorar a qualidade de vida das pessoas da sua comunidade.

Dona Cida é uma grande idealista, e sempre lutou não só pelos direitos do idoso. Ela sempre carregou a “bandeira” e constantemente reafirmava sobre a necessidade de que todas as gerações tivessem igualdade de direitos e de participação social. Segundo ela, viveremos numa sociedade mais humana e justa quando de fato todos os cidadãos tiverem acesso à educação de qualidade e forem participativos em suas comunidades e associações.

a-eternidade-dos-pioneiros-foto-2
Na foto, as Conselheiras Zally Queiroz e Divina dos Santos ao lado de Dona Cida Waack.

Para dona Cida, as crianças precisam desde cedo aprender a viver com pessoas mais idosas para que aprendam a valorizar não apenas seus avós dentro de casa, mas a sociedade em geral, independente de etnia, gênero, credo, classe social, etc.

Dona Cida, ao se despedir do Conselho do Idoso e ao passar seu cargo aos novos integrantes disse o seguinte: “Mais não fiz, porque mais não pude fazer, embora fosse meu desejo”.

Por todo o seu pioneirismo e exemplo de vida, nossa querida amiga Cida, você será eterna entre nós.

(*)Ms. Zally Queiros é Consultora de Políticas Públicas em Gerontologia, membro do conselho do Idoso de Caraguatatuba (SP) e Membro consultivo SBGG. Dra. Divina de Fátima dos Santos é Professora Universitária e Coordenadora da Universidade Aberta do Centro Universitário Módulo de Caraguatatuba e membro do Conselho do Idoso do mesmo município. Email: divina.multiply@gmail.com. Fotos: Divina de Fátima dos Santos.

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 354 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento